Alpine em força no Monte Carlo Histórico

Eventos 22 Jan 2013

Alpine em força no Monte Carlo Histórico

No ano em que se celebram 40 anos da conquista dos três primeiros lugares por parte da Alpine-Renault em 1973, a marca francesa volta a atacar em força a prova monegasca.

A equipa irá tentar reaver a vitória conquistada nesse ano com Jean-Claude Andruet e a sua navegadora ‘Biche’ naquele que foi o primeiro passo para a conquista do título de 73.

O Rallye de Monte Carlo Histórico tem início já no dia 27 deste mês, ou seja, no próximo domingo e a Renault Classic inscreveu nada mais do que cinco Alpine-Renault A110 Berlinettes.

A abrir as estradas com o número 1 nas portas estará a dupla Jean-Vinatier / Jean-François Jacob (A110 1300). Vinatier tem um vasto palmarés na competição, tendo sido o primeiro piloto oficial da Renault entre 1964 e 1971. A sua principal vitória foi a Volta à Córsega em 1964 num Renault 8 Gordini. Ganhou também o Campeonato Francês em 1969 com um Alpine A110. Curiosa a sua participação nas 24 Horas de Le Mans em 1967, onde venceu a sua classe com um Alpine A210.

Outro piloto da marca francesa a ir para a estrada neste Monte Carlo Histórico é o português Carlos Tavares que será navegado pelo francês Jean-Pascal Dauce. Tavares é Chefe de Operações da Renault desde 2011 e a sua paixão pelo desporto automóvel é bem conhecida, já que no seu palmarés contam-se vitórias na classe no Campeonato Francês de Viaturas de Turismo em 1997 e no ano seguinte. Tavares participou ainda no Euroboss Masteres e no Euro Boss Formula. A sua prestação neste Monte Carlo dependerá bastante da sua habituação ao A110, mas naturalmente que todos os olhares portugueses estarão nele, uma vez que é o único representante das cores nacionais, isto apesar de ser luso-francês.

A estrela Jean-Claude Andruet possui um palmarés invejável e a sua entrada para a equipa oficial da Alpine-Renault deu-se em 1967. A sua senda de vitórias é infindável, mas para os registos mais apurados, contam-se os trunfos alcançados na Coupe des Alpes, Critérium des Cévennes e Rallye du Mont-Blanc, etc. Claro que os adeptos dos ralis não esquecem a sua atuação em Monte-Carlo em 1973, ao vencer a prova monegasca e tendo inclusive feito parte da equipa vencedora do campeonato do mundo.

Segue-se na lista de participações da Alpine-Renault o nome de Alain Serpaggi, acompanhado de Jean-Pierre Prevost. Curiosamente Serpaggi esteve ligado mais à velocidade, tendo inclusive vencido o Campeonato Europeu de Protótipos de 2 litros em 1974. A partir do ano seguinte e até 1995 esteve ligado ao departamento de viaturas da Alpine e chegou a competir com um Renault 5 Turbo Tour de Corse no Campeonato Francês.

E chegamos finalmente a Jean Ragnotti, possivelmente a estrela maior da marca do losango. Acompanhado por Francis Mercier, Ragnotti estreou-se nas vitórias na Volta à Córsega em 1969, onde venceu a sua classe, para passados dois anos vencer o Grupo 2 no Rallye de Monte-Carlo. O seu virtuosismo em termos de pilotagem levou-o mesmo a vencer o Campeonato Francês de Autocross em 1977 com um Alpine A310 com motor V6, ou terminar em 4º lugar da geral as 24 Horas de Le Mans em 1978, o mesmo ano em que terminaria o Monte Carlo na 2º posição com o Renault 5 Alpine de Grupo 2. Durante a década de 80, Ragnotti esteve sempre associado ao Renault 5, nas suas mais variadas versões, apesar de ter vencido ainda o Campeonato Francês de Viaturas de Super Turismo com um Renault 21 Turbo 4×4.

Texto: Redação

Imagens: Renault

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube