Corridas de Outros Tempos em Paço de Arcos

Eventos 21 Jan 2013

Corridas de Outros Tempos em Paço de Arcos

O Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA) inaugurou na passada 6ªf, dia 18 de Janeiro, a exposição intitulada de “Corridas de Outros Tempos”.
A apresentação desta mostra que tem como principal tema as competições realizadas em Portugal contou com nomes conhecidos do nosso automobilismo, a começar por Fernando Soares que foi um dos impulsionadores do evento. Num ambiente descontraído, o piloto dos clássicos foi chamando até si verdadeiras lendas como Giovanni Salvi, o único piloto português que competiu das décadas de 50 até meados da década de 80. Salvi explicou aos convidados que todos os carros que pilotou ao longo da sua enorme carreira eram diferentes uns dos outros, daí que não lhe tenha sido possível eleger um só modelo como favorito. Mas não foi só Giovanni Salvi que esteve presente. Também o Campeão do Mundo em Ralis na classe de Produção no ano de 1995, Rui Madeira esteve presente, acompanhado pelo seu habitual navegador Nuno Rodrigues da Silva.
Outras caras conhecidas do panorama dos veículos clássicos não faltaram à chamada do CPAA, como António Caldeira, Eduardo Carpinteiro Albino, António Gil, etc.

Máquins de exceção

Máquinas de exceção

Mas o que motivou a vinda desta comitiva às instalações do Núcleo Sul do CPAA foram mesmo as máquinas presentes que diga-se foram escolhidas a dedo, com extremo bom gosto.
A receber os convidados estava um Audi quatro, ladeado pelo Renault 8 Gordini com que José Carpinteiro Albino venceu o Rali Internacional TAP em 1967.
Conhecido de outras andanças um dos Allard J2 que possui palmarés em provas nacionais, já que foi com este chassis (nº99J1692) que José Soares Cabral se sagrou campeão nacional de rampas em 1950. Este mesmo carro, alinhou ainda no II Circuito Internacional do Porto no ano seguinte com José Nogueira Pinto.
Outro carro bastante emblemático presente nesta mostra, é o Renault Alpine A110 que pertenceu a Bernard Darniche e que atualmente está na posse de um colecionador português.
E quem não se lembra dos Escort RS utilizados pela Diabolique? Um dos carros utilizados pela equipa do Dr. Miguel Oliveira marca igualmente a sua presença na exposição.
Já que se fala aqui de história automóvel, nota de destaque também para o Lotus Elan 26R com o qual nomes como Ernesto Neves, Mário Cabral, Francisco Santos, Manuel Atosc (Costa) e Vasco Pinto Basto fizeram carreira para o Team Palma nos anos de 1968 e 1969.
Sempre que se fala de desporto automóvel nacional, o nome de Alfredo César Torres tem que vir mencionado e Fernando Soares e o CPAA não se esqueceram de homenagear o antigo dirigente do Rali de Portugal com um Cooper S que lhe pertenceu.
Curiosa também nesta exposição a presença de alguns carros do início do século XX, o que permite ao visitante aperceber-se da evolução automóvel ao longo dos tempos. O Ford T Speedster de 1924 contrasta bastante por exemplo com as linhas do Lancia 037 Rallye Stradale presente ou com o Fiat 124 Abarth de ralis.
Se existem mais carros interessantes no espaço do Clube Português de Automóveis Antigos em Paço de Arcos? Existem sim, mas hoje apenas lhe quisemos dar um “cheirinho” do que ali se passou na passada 6ªf.

Texto: Redação
Imagens: Classic Press Center ©

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube