Clássicos • 09 Abr 2014
Clássicos • 20 Dez 2012
Eventos “esquecidos” pelo tempo
O movimento dos veículos antigos e clássicos em Portugal tem vindo a alterar-se nos últimos anos. Se por um lado a crise serve de desculpa para quase tudo, a verdade é que há quem não se esqueça de provas, passeios e outros eventos que marcaram o nosso passado (não muito distante).
Comecemos pelo Quilómetro Lançado da Valada que foi uma magnífica recriação da prova originalmente disputada em 1906 e que foi realizada pelo Automóvel Clube de Portugal nos anos de 2006 e 2007, em parceria com a Câmara Municipal do Cartaxo. Aberto exclusivamente a viaturas construídas até ao ano de 1918, esta era uma prova que permitia que os proprietários de carros Vintage saíssem das suas garagens para um verdadeiro dia de festa. E se a ideia principal era bater o recorde de 1906, pode-se bem dizer que este era um evento único e bastante aguardado do calendário nacional. Infelizmente e tirando o Raid Figueira da Foz-Lisboa, não existem mais provas no nosso país reservado a veículos tão antigos.
Outra prova que se realizou e que causou bastante impacto mediático foi a Rampa de Castelo Branco, onde o Escuderia de Castelo Branco festejou os 80 anos da primeira prova ali realizada. Com participantes vindos dos quatro cantos do país, e o precioso apoio da população local, pode-se viver uma tarde bem diferente do habitual. Mas tal como nos referiu há tempos um dos responsáveis pela organização “esta é uma prova que não tem sentido que se repita, uma vez que era uma data comemorativa.”
O que parece que se perdeu um pouco com o tempo foi a tradição dos chamados Concursos de Elegância.
Quem não se lembra das edições realizadas nos jardins do Casino Estoril, na Quinta da Marinha na década de 80 ou mesmo nos jardins do Palácio de Cristal no Porto em 2004?
Lembrei-me agora do 20º aniversário do Autódromo do Estoril, onde penso que pela primeira vez se deu um verdadeiro “empurrão” ao movimento dos veículos antigos em Portugal, numa altura em que muita gente ainda os via como “carros velhos”. Era o tempo de João Paulo Theotónio Pereira, também ele um apaixonado pelos veículos clássicos abria muitas vezes a “sua casa” para a realização de pequenos eventos, como por exemplo a concentração Lotus que um carola da marca resolveu organizar.
Se somos saudosistas ao referir estes eventos? Claro que somos, temos brio em fazer a cobertura dos principais eventos ligados aos automóveis e motos antigas e a diferença entre alguns nota-se.
Texto: Redação
Imagens: Arquivo Classic Press Center ©
Deixe um comentário