Mercado • 15 Ago 2013
“Uma raridade entre as raridades” no leilão da Bonhams em Monterey
Depois de ter anunciado a entrada de uma Rambler Modelo B, oriunda do Museu da Indian, no catálogo referente ao leilão de Las Vegas no próximo dia 10 de Janeiro, a Bonhams apresenta mais uma novidade. Trata-se de uma Leo Two-Cycle de 1905, fabricada pela
L.A. Mitchell Manufacturing Company of Oakland, California.
A história deste modelo é no mínimo fascinante, tanto mais porque não seja, devido ao facto da Leo ter produzido veículos durante o curto periodo de um ano. Isto faz deste ciclomotor possivelmente o mais antigo sobrevivente motor a dois tempos de fabrico Americano.
Ao contrário do que era habitual se fazer naquela época, a Leo produzia o seu próprio mkotor, ao invés de equipar as suas bicicletas com propulsores de fabricantes externos.
Descoberto num armazém de um museu na Nova Inglaterra, esta Leo com 107 anos de vidaapresenta-se em excelentes condições, tendo a Bonhams anunciado que o motor não se encontra “colado”, possui uma ótima taxa de compresso e components de origem, como os aros das rodas, os pedais da marca Thor e o selim de couro feito pela Troxel.
A Leo irá juntar-se a mais máquinas como a BMW Rennsport Kompressor de 1939 e à Husqvarna 400 de 1970 de Steve McQueen.
Texto: Redação
Imagens: Bonhams
Mercado • 15 Ago 2013
“Uma raridade entre as raridades” no leilão da Bonhams em Monterey
Mercado • 31 Ago 2015