Sucesso nas 48 Horas do Alentejo

Eventos 19 Nov 2012

Sucesso nas 48 Horas do Alentejo

Os bravos do pelotão

Foi um fim-de-semana bastante exigente em termos de condução e navegação, este que os concorrentes encontraram nas 48 Horas do Alentejo.
Esta iniciativa do Clube Português de Automóveis Antigos, e de Luís Brito teve início na passada Sexta-feira, com a recepção dos participantes na Pousada de Vila Viçosa, D. João IV. Até lá praticamente todos encontraram condições atmosféricas bastante adversas como fortes chuvadas e ventos fora do comum. Felizmente a calma e a persistência em alinhar nesta prova de regularidade histórica fez com que não houvesse praticamente desistências de última hora, tendo-se registado quase 70 equipas na lista de inscritos.
Após a entrega da documentação, houve ainda tempo para uma visita ao Paço Ducal, para um pouco mais tarde, se realizar o jantar no Restaurante “Os Cucos”.
O programa desportivo começou no sábado de manhã, ainda sob uma forte chuvada. Mesmo assim, às 9.30 Vasco e Carla Delgado num Chevrolet International, de 1929 foram os primeiros a sair para a estrada, com a partida a ser dada em frente ao Paço Ducal. A 1ª etapa teve uma extensão de 100,300 metros com passagem por localidades como Venda Porca e Sousel. Claro que a vertente desportiva esteve igualmente presente e assim sendo as primeiras Provas de Regularidade deram-se um pouco antes da região de Fronteira: uma primeira com 1 km de extensão que deveria ser cumprida à média de 40Km/h e uma outra, cujo objectivo era percorrer a uma média de 45 km/h. Ainda antes de se cumprir novas provas de regularidade, os concorrentes passaram ainda por Alter do Chão. A segunda manche desportiva deu-se após 73.900 metros após a partida de Vila Viçosa, com duas provas de regularidade realizadas depois da passagem pelo Crato. Ainda antes do almoço, nova dupla com uma regularidade de 2 kms a uma média de 45km/h e a mesma distancia a ter que ser percorrida a uma média de 40km/h. Após tantas contas, os concorrentes relaxaram na Tapada do Chaves, onde foi servido um aperitivo, antes do almoço.
Da parte da tarde, realizou-se a 2ª Etapa com um total de 86.500 m e três provas de regularidade. Sempre com bastante chuva pelo caminho, os concorrentes esforçaram-se bastante por se manterem em prova e as passagens por São Tiago e Arronches antecederam uma neutralização no Museu de Brincar desta última localidade. Ainda antes de se entrar no Concelho de Elvas, uma regularidade, uma duas antes de se chegar a Stº Aleixo. À chegada a Vila Viçosa, o dever de missão cumprida era evidente em todos, já que muitos dos concorrentes levavam carros, onde não era possível evitar a chuva dentro dos habitáculos. Assim sendo, o jantar na Pousada Rainha Stª Isabel em Estremoz foi um momento alto de convívio entre todos, com muitas equipas a revelarem as peripécias do dia.

Sol, finalmente

Após dois intensos dias passados debaixo de chuvas torrenciais, a esperança de se ver o sol, começou finalmente a ser uma realidade. O domingo amanheceu bastante frio, mas com os raios de sol e o céu azul a trazerem de volto os sorrisos mais escondidos. Apesar da 3ª etapa contar somente com 47.150 metros, a verdade é que a parte desportiva ainda estava por decidir e tudo seria decidido no derradeiro dia de prova. Quanto ao percurso, este contou por passagens por Bencatel e Redondo, onde a caravana parou para visitar o Museu do Vinho desta última região. Os concorrentes regressaram depois a Vila Viçosa, onde se realizou o Circuito bem no centro daquela localidade e que atraiu a atenção dos populares, com os concorrentes a terem que realizar o circuito a ritmos diversificados de modo a cumprirem a média imposta.
Estas 48 Horas do Alentejo terminaram na Pousada do Paço Ducal, onde se realizou o almoço e a respectiva entrega de prémios. Segundo apurámos junto de bastantes concorrentes, esta foi uma prova bastante divertida de se fazer e nem a chuva e o mau tempo demoveu os mais acérrimos adeptos das regularidades históricas de fazerem o gosto ao pé e às contas.

Classificação final

[excel_table fname=”48h+2012″]

Texto: Redação
Imagens: TCA/ Classic Press Center ©

no images were found

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube