Toyota comemora 75 anos

Clássicos 05 Nov 2012

Toyota comemora 75 anos

75 Anos Toyota

A marca nipónica Toyota está a festejar os seus 75 anos de vida. Tendo sido criada por Sackichi Toyoda em 1924 após este criar um sistema de fiação eléctrico sob a designação de Toyoda Model G Automatic Loom, passados quatro anos, o japonês vendeu a sua patente a uma empresa britânica. Em 1930 Kiichiro Toyoda – filho de Sackichi – passa a ocupar-se no desenvolvimento de um pequeno motor alimentado a gasolina. Era o início de uma longa história de uma das marcas automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo.
Com o início da comercialização do modelo AA Sedan, a marca surge pela primeira vez no mercado automóvel em 1936, sendo no ano seguinte fundada a Toyota Motor Co., Ltd.
O sucesso da empresa vai-se consolidando aos poucos e passados apenas dois anos, a marca resolve apostar na criação de uma plataforma automóvel em Honsha. Porém, nem tudo corre pelo melhor e no início da década de 50 a marca atravessa uma crise financeira. Para fazer face a tal situação, é fundada a Toyota Motor Sales Co., Ltd,. Cinco anos depois a marca apresenta no seu catálogo os modelos Toyopet Crown, Toyopet Master e Crown Deluxe. O sucesso comercial do Crown é bastante significativo, o que leva a marca a implementar-se no exigente mercado norte-americano, criando para isso a Toyota Motor Sales U.S.A.
Em 1966 é apresentado o Corolla que se veio a verificar ser uma excelente aposta em termos de vendas. O sucesso deste modelo é tal que a marca japonesa não hesita em exportá-lo para mercados tão diferenciados como o Australiano e Norte-americano. Como curiosidade, refira-se que no início da década de 70, a Toyota tinha já atingido a cifra de um milhão de unidades do Corolla. Entretanto, a marca não fica indiferente ao mercado da competição automóvel e este modelo vence mesmo o Rally dos Mil Lagos, disputado na Finlândia. Inicia-se aqui um novo capítulo na competição automóvel, o que leva a que a marca opte por entrar mais tarde em novas vertentes do desporto automóvel como as provas de todo-o-terreno, sendo o Land Cruiser talvez o modelo mais emblemático.
Portugal foi um dos países onde a marca esteve desde sempre presente na competição, primeiro nos rallyes com o modelo Corona em 1970 e mais tarde, por exemplo com os Starlet e os Corolla de velocidade que militaram nos troféus monomarca.
Também a sua participação em corridas de resistência, como as 24 Horas de Le Mans em 1998 fez com que o público se apaixonasse ainda mais pela marca. Claro que a F1 não poderia faltar no palmarés do maior construtor nipónico e a sua promissora estreia em 2002 levou a que a concorrência temesse até 2009, altura em que a Toyota abandonou a disciplina.
Para o futuro, a marca preocupa-se não só com as performances dos seus veículos, mas também pela vertente ecológica dos mesmos. A aposta nos bio-combustíveis poderá também passar pela competição e por uma nova fase na vida de um dos maiores construtores automóveis do mundo.

Texto: Tiago Carvalho Alves
Imagens: Toyota Motor Company



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment