Morreu o piloto John Fitch

Clássicos 05 Nov 2012

Morreu o piloto John Fitch

O antigo piloto norte-americano John Cooper Fitch faleceu no passado dia 31 de Outubro, numa altura em que contava com 95 anos de idade.
Nascido a 4 de Agosto de 1917, Fitch esteve desde cedo ligado ao universo motorizado, uma vez que o seu padrasto era membro da Stutz Motor Company e o levou por diversas vezes a Indianápolis. Fitch desenvolveu os seus estudos em engenharia e foi inclusive o primeiro piloto norte-americano a alinhar em provas europeias, ainda antes da Segunda Grande Guerra. Depois de ter aberto um stand de automóveis desportivos em Nova York, Ficth apressou-se a ingressar nas competições. Fê-lo ao volante de um MG TC em 1949 em Bridgehampton, onde se classificou na quinta posição.
Com uma carreira recheada de sucessos, Fitch ficou conhecido pelas suas prestações aos comandos de carros tão únicos como o Mercedes-Benz 300SL, com o qual se estreou pela marca da estrela na exigente Carrera Panamericana em 1952. A sua ligação com a casa alemã prosseguiu e Fitch averbou a vitória na sua classe nas Mille Miglia passados três anos, terminando a prova na quinta posição da geral com o W198. Foi o ano em que Fangio venceu a prova e em que Fangio o secundou, ambos no 300 SLR.
Após a participação de John Cooper Fitch na prova italiana – onde contou com Kurt Gesel como navegador, o alemão foi convidado pela Mercedes para correr em Le Mans, já com o 300 SLR. Desta feita contou com Pierre Levegh que morreu durante a prova. Ainda em 1955, Fitch venceu o Tourist Trophy em Dunrod na Irlanda e terminou a Targa Florio na quarta posição, com o 300 SLR atrás de Stirling Moss/Peter Collins e Juan Manuel Fangio/Karl Kling. Fitch fez equipa com Desmond Titterington na prova transalpina.

Texto: Tiago Carvalho Alves
Imagens: Mercedes-Benz



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment