BMW celebra 25º aniversário dos seus motores V12

Clássicos 31 Out 2012

BMW celebra 25º aniversário dos seus motores V12

Lançados no mercado em Março de 1987, com a segunda geração da BMW Série 7 (denominada internamente como E32), o motor de 12 cilindros em “v” foi o primeiro modelo de luxo alemão equipado com aquela configuração, em meio século de história da empresa. Apresentado no Salão Automóvel de Genebra, o 750i desenvolvia 300 cavalos de potência às 5200 rpm a partir de um bloco de 4988 cc, com 450 Nm de binário às 4100 rpm. Desenhado a partir do zero, o novo motor apresentava claras influencias aeronáuticas, com sistemas de redundância (incluindo dois sensores lambda) que permitiam, em caso de avaria, desligar metade do motor, possibilitando no entanto atingir velocidades superiores a 200 km/h apenas com 6 cilindros.

O seu requinte, reduzidos níveis de ruído e excelente equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível ajudaram a definir novos padrões na concepção de motores, partindo de ideias inovadoras aliadas às mais recentes tecnologias e materiais.

Com cerca de 3000 encomendas ainda antes do seu lançamento, os meios de comunicação da época não hesitaram em chamar ao novo BMW V12 “o melhor motor alguma vez construído pela fábrica de motores de Munique”.

Disponível em duas versões, o 750i e versão de chassis longo 750iL, as versões equipadas com o novo V12 distinguiam-se dos seus irmãos 730i e 735i pela característica grelha dupla em forma de “rim”, na frente – consideravelmente maior, devido às exigências de arrefecimento extra – e pelas saídas duplas de escape, que no 750i apresentavam um formato quadrado, em clara referência à grelha frontal.

Mais informações em www.bmw.com

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: BMW

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube