João Paulo Campos Costa é campeão de Formula Ford Histórica em França

Competição 18 Out 2012

João Paulo Campos Costa é campeão de Formula Ford Histórica em França

Ainda com uma prova do campeonato Francês de Formula Ford Histórica de 2012 por realizar, o piloto Português João Paulo Campos Costa sagrou-se já campeão de França, na Classe A + C (Troféu Yacco) na categoria HR, para monolugares construídos entre 1972 e 1976. Depois de de completar os circuitos de Dijon Prenois, Pau, Spa Francorchamps, Alcarras, Nogaro e Charade, a diferença de 78 pontos entre Campos Costa (com 432) e o segundo classificado Jean Jacques Cantounat (com 354) permitiu ao Português festejar o título ainda antes da realização da corrida de Ledenon.

O campeonato Francês de Formula Ford Histórica realiza-se desde 2003, em 3 categorias, para monolugares fabricados entre 1967-1981 na sua configuração original, com o objectivo de limitar o custo da participação por temporada. Os carros são equipados com o motor Ford 1600 Kent, que também obedece às regras da época, garantindo a igualdade entre os participantes.

Reproduzimos de seguida, na íntegra,uma crónica de João Paulo Campos Costa sobre este feito.

“Há ano e meio estava eu na Finlândia a conhecer um tipo fenomenal, que acabou por me vender o FF MERLYN MK 24 de 1973.

E assim conduziu a 2012, que se revelou um ano alucinante!

Época francesa de FF clássicos, 7 circuitos totalmente desconhecidos, grelhas que chegaram a ter 50 participantes (SPA), um carro cheio de potenciais afinações, tudo novidades…..

Impossibilidade de fazer treinos livres (horários da Ryanair a penalizar…), apanhado em excesso de velocidade e 20km à frente de novo (a vestir o fato em andamento…), fuga do podium para apanhar o avião, de tudo um pouco….

Enfim, qual descobridor português ou emigrante em terras desconhecidas, dei por mim no passado fim-de-semana a receber o troféu de primeiro lugar no troféu francês de FF CLÁSSICOS Categoria A (carros até 1973).

Mas como um piloto de nada serve sem excelentes braços direitos, não posso deixar de revelar a minha gratidão ao Adriano ao David, a quem muito devo pois me permitiu iniciar uma época com um motor fantasticamente preparado, que durante toda ela se portou lindamente…

… Agradecer também ao Guimarães, que me acompanhou em Alcarras e SPA…

… Ao Fernando e Luís, que me acompanharam nas provas finais e tão bem recuperaram o carro após o acidente de Nogaro…

… À FUCHS, que ao longo destes anos sempre me tem acompanhado e ajudado…

… Aos meus filhos e amigos, que sempre me motivaram e deram aquela força.

Não é difícil, e é mesmo muito gratificante, “emigrar” assim: com um “motor humano” que não falha, com companheirismo inimaginável e tratamento por parte das organizações único.

2012 foi, de facto, um ano memorável.

Espero que sintam a adrenalina da mesma forma que eu e que, como eu também, anseiem por um 2013 cheio de novos “cabos das tormentas” para conquistarmos em equipa.

Obrigado a TODOS”

João Paulo Campos Costa

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube