Dix Mille Tours du Castellet, em Paul Ricard

Eventos 11 Out 2012

Dix Mille Tours du Castellet, em Paul Ricard

Realizou-se no passado fim de semana, nos dias 5 e 6 de Outubro, a terceira edição das “Dix Mille Tours du Castellet”, no circuito Francês de Paul Ricard. Organizado pela Peter Auto, de Patrick Peter – o conhecido organizador de provas históricas como Le Mans Classic, SPA-Classic ou Tour Auto – o evento colocou cerca de 170 carros em pista distribuídos pelas habituais grelhas Clássicas de resistência ou CER (Classic Endurance Racing) I e II, o “Trofeo Nastro Rosso” e a “Sixties’ Endurance”. Os carros do Grupo C, voltaram mais uma vez a estar presentes, acompanhados pelos Fórmula 1 Históricos FIA – uma grelha que já tinha estado presente em Spa. A grande novidade deste ano foi a grelha “Nineties’ Red” destinadas a modelos Ferrari mais recentes, nomeadamente F40 e protótipos SP 333, conseguindo atrair 5 automóveis dos primeiros e seis dos segundos, para além de um solitário 360 Modena.
O piloto português radicado em França Manuel Monteiro levou o seu Chevron B16 FVC de 1970 à 4ª posição na CER I, classificando-se em 5º lugar no Grupo C ao volante do Porsche 962 de 1990 que dividiu com Emmanuel Collard.
Companheiros verdadeiramente inseparáveis dos eventos da Peter Auto, os clubes de Clássicos foram mais uma vez convidados a expor seus carros e a circular na pista, com mais de 650 carros presenças registadas.
A quarta edição das “Dix Mille Tours du Castellet” encontra-se já agendada para o próximo ano, de 4 a 6 de Outubro, celebrando o vigésimo aniversário da BPR Global GT Endurance Series – criada por Jürgen Barth, pelo próprio Patrick Peter e Stéphane Ratel – com uma grelha especial e com a presença dos membros fundadores Barth e Ratel.
Mais informações em www.dixmilletours.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Fotorissima.net e photosclassicracing.com

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube