Mercado • 05 Set 2014

Mercado • 10 Out 2012
Leilão da Leilocar no AutoClássico com 225 licitantes inscritos
O 3º Leilão que a Leilocar Old Times realizou em Portugal – desta feita a propósito do Salão AutoClássico, que decorreu no passado fim-de-semana no Porto –, foi considerado um sucesso, com 292 lotes levados à praça e 225 licitantes inscritos. Para Bernardo Gusmão, responsável na Leilocar pelo setor dos Clássicos, “a prova está no crescimento das pessoas inscritas para leilão e no crescente número de vendas”. Das peças leiloadas no passado Sábado 5 de Outubro, faziam parte não apenas veículos clássicos como também peças de automobilia, como livros, quadros, sinais, reclamos, cartazes, troféus, relógios, brinquedos, etc.
Segundo dados da leiloeira, a liderar o top de vendas de automóveis estiveram um Jaguar XJ-R que atingiu os 15 000 Euros, um Rolls Royce Silver Cloud MKI a ser vendido por 11 500 Euros e um Volkswagen Karman-Ghia por 7100 Euros, enquanto na automobilia a tabela de vendas era liderada por uma Roulotte Eriba por 2500 Euros, um cronógrafo John Player Special por 200 Euros e um jogo de 4 jantes Cosmic de 12 polgadas, por 200 Euros.
Para Bernardo Gusmão os 20% de vendas concretizadas não são desanimadoras na atual conjuntura, pelo contrário: “a Leilocar Old Times consolidou a presença da marca no universo dos Clássicos. Quer vendedores como compradores já reconhecem os leilões da Leilocar Old Times como uma possibilidade de fazer um bom negócio. Gostaríamos de endereçar os nossos parabéns à Eventos del Motor por conseguir montar novamente um salão desta envergadura apesar dos dias difíceis que se fazem sentir. Os Clássicos são uma paixão e neste momento de crise as paixões têm que ser trocadas por racionalidade, mas mesmo assim foi gratificante ver os 6 pavilhões e galerias da Exponor cheias de gente!”
Quanto a perspectivas para o futuro dos leilões de clássicos e automobilia em Portugal, a opinião daquele responsável é de que “estes leilões só fazem sentido se associados a um grande evento como neste caso é o AutoClássico. As parcerias que temos implementadas com este salão, bem como o MotorClássico, são para manter. Achamos também que não faz sentido começarem a existir dezenas de leilões de clássicos pois o mercado ainda não tem maturidade para se fazerem mais leilões. Se virmos a realidade existente em França e em Inglaterra é exactamente esta. Leilões sim mas em eventos de volume de público elevado”.
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagem: Leilocar Old Times