Mercado • 27 Jun 2013
Mercado • 08 Out 2012
Cotação de modelos Ferrari Clássicos continua a subir
Segundo os índices publicados na semana passada no site do Historic Automobile Group International, os modelos Ferrari Clássicos continuam a valorizar, com uma subida de 1,58%, depois de terem subido 14,91% em Agosto. Embora a subida acentuada tenha sido claramente influenciada pelos leilões realizados naquele mês – relacionados com o Pebble Beach Concours d’Elegance – a tendência de subida manteve-se em Setembro. Em relação ao mercado de Clássicos em geral, o índice HAGI Top 50 acabou por ser corrigido no último mês, registando uma ligeira quebra de 3,96 pontos, equivalentes a 2,2%.
O HAGI é o primeiro e único organismo independente para o estudo financeiro do investimento em automóveis raros e clássicos. Iniciado em 2007 pela mão do ex-banqueiro e entusiasta dos automóveis clássicos Dietrich Hatlapa, o HAGI criou “benchmarks” que monitorizam com precisão a evolução do mercado dos Clássicos – considerado cada vez mais como um investimento alternativo –, utilizando a metodologia financeira rigorosa geralmente associada a investimentos mais tradicionais, e que são publicados sob a forma de quatro índices mensais, sendo o mais significativo publicado no site do Financial Times.
Esses “benchmarks” têm origem numa base de dados proprietária que abrange mais de 100 000 transações reais. As entradas começam na data de fabrico dos carros e são actualizadas diariamente. Os dados são recolhidos a partir de quatro fontes principais: contactos privados, especialistas nas marcas, concessionários e os resultados de leilões. Mais informações em www.historicautogroup.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagem: Carlos Oliveira