Exposição Ferrari no Salão AutoClássico Porto

Eventos 28 Set 2012

Exposição Ferrari no Salão AutoClássico Porto

Quando falta apenas uma semana para a abertura, a organização do Salão AutoClássico Porto anuncia a realização de uma exposição comemorativa do 65º aniversário da Ferrari, com 12 modelos da marca italiana, cobrindo várias épocas. Destaque para a presença do mais raro e antigo modelo Ferrari em Portugal – um exemplar de 1951 do Tipo 195 Inter, o quarto modelo produzido em Maranello (depois do 125, 149 e 166), desde que Enzo Ferrari se inicia na produção de automóveis em 1947.
O 195 Inter era um dos mais exclusivos e atraentes modelos de “gran turismo” na Europa do pós-guerra, uma época em que o desenho e a manufatura de várias carrocerias para o mesmo modelo era muito comum, pelo que existiam várias empresas a trabalhar com as fábricas, como era o caso das italianas Ghia, Touring ou Vignale, oferecendo abordagens de desenho vincadamente mais luxuosas ou de cariz mais desportivo.
Muito embora este 195 Inter não tenha sido construído para ser um verdadeiro carro de corrida, as suas caracteristicas desportivas acabaram por se evidenciar em 1951, ao vencer o Rally Alpine Stella, com Salvatore Ammendola ao volante, e a obter também bons resultados nas Mille Miglia desse ano. O 195 foi produzido durante cerca de um ano, para no final de 1951 ser substituído pelo 212, apresentado no salão de Bruxelas desse mesmo ano.

Aberta a participação na concentrações Lotus Elan, Renault Alpine A110, MG-B e Honda Civic

A propósito ainda dos 50º aniversários do Lotus Elan, do Renault Alpine A110 e do MG-B, bem como dos 40 anos do Honda Civic, a organização do X Salão AutoClássico PORTO 2012 encontra-se igualmente a organizar concentrações comemorativas das efemérides, nas instalações do certame. A cada automóvel participante corresponderão dois bilhetes de entrada no Salão. Os interessados deverão solicitar informações pelo telefone 229 965 407 ou através de e-mail para concentracoes@eventosmotor.comO AutoClássico PORTO 2012 – Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época – decorre de 5 a 7 de Outubro, na Exponor, integrando ainda o TopCar Porto 2012 e o MotorShow Porto.
Mais informações em: www.eventosmotor.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagem: Jornal dos Clássicos

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube