Facel Vega Excellence de 1960

Clássicos 26 Set 2012

Facel Vega Excellence de 1960

A leiloeira britânica Bonhams prepara-se para realizar mais um leilão de automóveis e automobilia, desta vez no Museu Automóvel Simeone, em Philadelphia, Estados Unidos.

Será a 8 de Outubro que irão ser apresentados a leilão 463 lotes, dos quais 65 são automóveis, alguns dos quais anteriormente pertença de um colecionador local, da Pensilvânia. Um dos automóveis a leilão é um Facel Vega Excellence de 1960, que foi propriedade do embaixador Francês nos Estados Unidos, entre 1956 e 1965, Hervé Alphand, e que se manteve na posse do actual dono durante os últimos 40 anos. Trata-se do chassis B068, um dos últimos modelos EX1 produzidos, englobando muitas características do raro EX, do qual foram produzidas apenas 8 unidades.

No final da Segunda Guerra Mundial, a maioria dos construtores de automóveis de luxo franceses estavam arruinados. Em meados dos anos 50, marcas como Bugatti, Delahaye e a Talbot-Lago estava já fora do mercado ou em vias desse trágico desfecho. Foi neste cenário que surgiu a Facel Vega. Fundada em 1939 por Jean Daninos, um Francês de ascendência Grega, a FACEL – cuja sigla significa Forges et Ateliers de Construção d’Eure-et-Loir – era uma empresa metalúrgica que fabricava painéis e carrocerias para a marcas como a Panhard, Simca e a Delahaye. Em 1954 a empresa decidiu-se pela produção de automóveis completos, com o seu primeiro modelo – o coupé “Vega” ou FV – a ser apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1954, que nesse ano recebeu mais de um milhão de visitantes. Construído com um chassis tubular, concebido pelo piloto britânico Lance Macklin e desenhado pelo próprio Daninos, o desportivo e elegante FV estava equipado com um fiável motor Chrysler Hemi V8. A versão de 4 portas Excellence surge em Outubro de 1956, baseado no chassis alongado do coupé.

O luxuoso interior possuia vidros elétricos, bancos forrados a couro macio e sumptuoso, aplicações cromadas e o clássico painel Facel Vega com o seu painel de manómetros inspirado na aviação avião. A produção começou em Maio de 1958, praticamente já com o novo motor “Wedge” V8 de de 6,4 litros. Equipado com uma transmissão manual de 4 velocidades da Pont-à-Mousson ou automática de 3 velocidades Torqueflite da Chrysler, o Facel Vega Excellence era capaz de atingir velocidades superiores a 220 km/h.

Com o seu design “arejado”, devido à ausência do pilar central, o rápido e faustoso Facel Vega Excellence cativou rapidamente as atenções tanto de de celebridades como Tony Curtis ou Ava Gardner, como de pilotos como Stirling Moss ou Maurice Trintignant, sendo considerado uma alternativa ao Bentley Continental ou ao Maserati 3500. Em novo custava tanto como 4 Citroën DS – o topo de gama da marca, na altura – e a lista de opcionais incluía direção assistida, travões hidraulicos e ar condicionado.

Apenas 137 exemplares do Excellence EX1 foram produzidos no subúrbio parisiense de Colombes até 1964, data em que a empresa cessou actividade.

A leiloeira britânica prevê que este exemplar seja vendido por um valor situado entre os 77 mil e os 96 mil Euros.

Mais informações em www.bonhams.com

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Bonhams

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube