Lamborghini prepara comemorações dos 50 anos para 2013

Clássicos 21 Set 2012

Lamborghini prepara comemorações dos 50 anos para 2013

A Lamborghini iniciou já os preparativos para as comemorações do seu 50º aniversário ao longo do ano de 2013. Foi em que a Automobili Ferruccio Lamborghini S.p.A. foi constituída e será em Maio de 2013 que se comemora a passagem de meio século sobre a colocação da primeira pedra na fábrica de Sant’Agata Bolognese, perto de Bolonha, em Itália.

As celebrações terão início entre 7 e 11 de Maio com “Grande Giro Lamborghini 50° Anniversario” que pretende ser o maior desfile Lamborghini da história, reunindo fãs, concessionários, proprietários e colecionadores dos vários modelos da marca, ao longo de 1200 km, passando por algumas das mais belas cidades de Itália. São esperados modelos como o 350 GT, Miura, Countach, Espada, Diablo, Gallardo e Aventador, com os automóveis do desfile a ficar em exposição na Piazza Maggiore de Bolonha, entre os dias 10 e 11. Para o último dia das comemorações – Sábado, dia 11– a parada desloca-se de Bologna para a famosa fábrica da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, onde os participantes poderão visitar o museu, a unidade de produção, bem como desfrutar de outras experiências com a Lamborghini. Um jantar de gala realizado na fábrica encerrará as comemorações. Recorde-se que em 2003, por ocasião do seu “quarantesimo” aniversário, a marca do touro, reuniu cerca de 250 automóveis na sua cidade-berço.

A participação no “giro” está aberta a concessionários e proprietários Lamborghini, estando as inscrições disponíveis desde ontem em www.lamborghini50.com

A Lamborghini irá canalizar 10% das receitas do evento para um fundo de apoio à reconstrução de centros sociais e culturais na área afetada pelo terremoto de Emilia-Romagna em Maio deste ano, região na qual se encontram as instalações da empresa.

A origem da aventura automóvel da Lamborghini encontram-se na bem conhecida história da reclamação de Ferruccio Lamborghini a Enzo Ferrari acerca da qualidade dos componentes mecânicos do seu 250 GT, em 1958, após constatar que o carro de luxo utilizava o mesmo tipo de embraiagem dos seus tratores. Alegadamente Enzo Ferrari terá respondido que Lamborghini era apenas um construtor de tratores e não percebia de carros desportivos, reação que terá enfurecido Lamborghini, e iniciando a rivalidade entre as duas marcas italianas. Como curiosidade refira-se que a marca é representada por um touro, visto ser o signo de Ferruccio Lamborghini, nascido a 28 de Abril.

Mais informações em www.lamborghini.com

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Lamborghini

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube