Eventos • 11 Mai 2015

Eventos • 11 Set 2012
3ª prova do IGD no Jarama Vintage Festival
A 3ª prova deste ano do IGD (Iberian Gentlemen Drivers), que decorre já nos próximos dias 22 e 23 de Setembro, vai desta vez realizar-se no circuito madrileno de Jarama, integrada no Jarama Vintage Festival, em Espanha. Para este evento, a organização – a cargo do Museu do Caramulo – prevê um novo recorde de participações com cerca de 25 inscritos, depois do sucesso que foi a prova do Estoril, em Junho passado. Segundo Diogo Ferrão, o responsável pelas relações com concorrentes: “Estamos muito satisfeitos com a nossa participação no Jarama Vintage Festival, o pormenor que a organização coloca no evento torna o paddock uma verdadeira viagem ao passado e estabelece um novo standard nos eventos ibéricos de clássicos. Os pilotos gostam desta postura e tem comparecido em peso.” As incrições encontram-se ainda abertas até ao dia 13 de Setembro.
Compostas por pilotos portugueses e espanhóis, as grelhas do Iberian Gentlemen Drivers admitem automóveis fabricados até 1975 com preparação baseada na regulamentação do anexo “K” da FIA (que apenas permite participações de carros com preparações próximas das originais). Cada evento tem duas corridas de 50 minutos cada, com a divisão, classificação e prémios distribuídos por 3 categorias: H-65/H-71/H-75.
O que é o IGD
Iberian Gentlemen Drivers é uma competição ibérica, destinada a automóveis que, pelas suas características não se enquadram nos campeonatos nacionais de Portugal e Espanha, e aos entusiastas proprietários dos mesmos que pela sua filosofia de estar nas corridas, também não se enquadram nos referidos campeonatos. Surge como alternativa ao cada vez mais competitivo, sofisticado e oneroso ambiente que se vive nas corridas dos campeonatos para automóveis clássicos e históricos em Portugal e Espanha. Não se trata de um campeonato ou troféu com uma classificação final, mas sim um conjunto de provas disputadas isoladamente em Portugal e Espanha, no verdadeiro espírito ‘Gentleman Driver’, e em que o interesse desportivo se esgota no final de cada prova.
Para mais informações consulte www.iberiangd.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Iberian Gentlemen Drivers/Jornal dos Clássicos