7ª edição do Caramulo Motorfestival começa já amanhã

Eventos 06 Set 2012

7ª edição do Caramulo Motorfestival começa já amanhã

A organização do Caramulo Motorfestival já divulgou a lista de inscritos nas várias categorias da Rampa Histórica do Caramulo, com 43 participantes distribuídos entre Circuito, Fórmulas, RT, Rally, Super Seven e Regularidade. Esta 7ª edição do Motorfestival e incluí também a Rampa do Caramulo, uma prova inserida no Campeonato de Portugal de Montanha, disputada no sinuoso e bem asfaltado traçado de 2,8 km. Os três Parques de Assistência, onde se podem ver os automóveis e as equipas técnicas em primeira-mão, estão abertos aos visitantes durante todo o evento.
Com início amanhã, Sexta-Feira, o Caramulo Motorfestival prolonga-se até Domingo concentrando mais de 700 veículos, desde automóveis de competição, clássicos, Super Desportivos, NASCAR, Fórmulas, entre outros, passando pelas motos clássicas e de competição, bicicletas antigas, veículos todo-o-terreno e militares. Haverá também um espetáculo de acrobacia aérea.
Serão várias as figuras de renome no mundo automóvel a marcar presença neste evento único em experiências motorizadas. Confirmada está a presença de Elisabete Jacinto (a piloto portuguesa mais premiada do desporto automóvel), Pedro Bianchi Prata, (Octo-Campeão Nacional de Enduro e Todo o Terreno), Rui Madeira (ex-Campeão Mundial de Rallyes, na categoria Produção), assim como a KS Team of Portugal que irá fazer subidas de demonstração, encontrando-se entre os seus pilotos Nuno Caetano (Vice-Campeão Nacional Promomoto 1000) e Ricardo Duarte (Promomoto 1000).
São esperados mais de 30 mil visitantes, num evento que – para além de animação e divertimento ligado aos automóveis e motociclos – integra ainda um conjunto de acções lúdicas e turísticas, como parques infantis, gastronomia e restauração, zonas chill out, atividades radicais e música ao vivo. O guia do festival pode ser descarregado aqui.

Rallye Histórico Luso-Caramulo

Inserido no Caramulo Motorfestival, o Rallye Histórico Luso-Caramulo é co-organizado com o clube LusoClássicos e decorrerá no Sábado dia 8 e Domingo dia 9 de Setembro, com início no Luso e terminando com os automóveis em exposição em frente do Museu do Caramulo, estabelecendo uma ligação com a colecção de automóveis clássicos aí exposta. Por último, este rallye servirá de promoção móvel do Caramulo Motorfestival, percorrendo durante todo o fim-de-semana a região circundante.

Os passeios

A edição deste ano do Caramulo Motorfestival, irá contar com dois novos passeios. Organizado pelo Clube Land Rover Portugal, o “Passeio Land Rover” irá levar cerca de 30 modelos todo-o-terreno da mítica marca britânica ao Caramulo no Sábado, dia 8 de Setembro, ficando os veículos expostos durante o dia. O segundo passeio que igualmente se estreia nesta edição de 2012 é o “Passeio SideCar”, que trará modelos de todas as marcas e anos até ao Caramulo Motorfestival, também no mesmo dia de Sábado. Com o formato de concentração – marcada para as 11:00, no Caramulo – esta iniciativa pretende juntar sidecars de todo o país, que ficarão em exposição dentro da zona do evento.
Durante o fim de semana, está também prevista a chegada ao Caramulo dos passeios ACP Clássicos, Ferrari, Porsche Club de Portugal, Harley-Davidson, Targa-Clube, Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, este último organizado pelo Car Club de Salamanca, levará ao evento cerca de 25 automóveis clássicos espanhóis.

Comemoração dos Aniversários do Sado e do UMM

Quando passam 30 anos desde o lançamento comercial do automóvel de concepção portuguesa Sado 550, em 1982, o Museu do Caramulo organiza uma reunião dos modelos “sobreviventes” – dos cerca de 300 construídos até 1986 – deste carismático e pioneiro citadino. Será no Sábado, dia 8 de Setembro, em pleno Caramulo Motorfestival. A concentração terá início com a chegada dos Sado pelas 15:00, ficando depois os automóveis em exposição até ao final do dia, quando se fará uma subida da Rampa do Caramulo em desfile.
Está também confirmada uma concentração e desfile UMM para o Domingo, dia 9 de Setembro de 2012, celebrando a passagem do 35º aniversário do início da produção do mítico todo-o-terreno português. Os UMM ficarão em exposição num ambiente TT dentro da Zona Espectáculo do evento, subindo a rampa em desfile no final do dia.

O regresso da concentração “Vespa Caramulo”

Já na terceira edição, esta Concentração “Vespa Caramulo” irá juntar modelos Vespa, como outros modelos italianos da Piaggio e também da saudosa Lambretta, contribuindo assim para uma maior presença dos veículos de duas rodas no evento do fim de semana.
A concentração está marcada para Domingo, 9 de Setembro, pelas 12:30, e no fim do dia, as scooters subirão a Rampa do Caramulo em desfile, juntando-se à “Grande Parada”, onde todos os participantes e automóveis da rampa, clubes, rallyes, passeios e concentrações alinham numa coluna que a organização prevê com mais de 250 veículos, encerrando o Festival.

Feira de Automobília

Tal como nos anos anteriores, também este ano o evento contará com uma área comercial e de exposição – a Feira de Automobília do Caramulo – a realizar no Pavilhão Multiusos do Caramulo, ao lado do Museu do Caramulo, complementando a oferta ligada aos automóveis clássicos, podendo os visitantes comprar, trocar ou vender todo o tipo de peças de automobília designadamente peças de automóveis, miniaturas, posters antigos, etc.
A edição passada, que teve sua lotação de expositores esgotada, foi visitada por mais de 3000 pessoas durante os 3 dias do evento.

Raiada do Caramulo

Pela primeira vez, o Motorfestival terá uma concentração de bicicletas antigas, organizada pelo Museu do Caramulo em parceria com a Men in Bike. No dia 8, Sábado, vão juntar-se algumas dezenas de bicicletas antigas em concentração, e numa descida da Rampa.

O Museu do Caramulo

A deslocação ao Caramulo Motorfestival será também uma oportunidade de visitar o Museu do Caramulo, que apresenta a maior colecção de automóveis, motociclos e velocípedes em exposição em Portugal, cobrindo 150 anos de história da engenharia. Esta colecção apresenta uma enorme variedade de veículos, que vão desde um Peugeot, de 1899 até a um Ferrari 456 M GT, de 1998. Encontra-se ainda patente, em permanência, uma exposição de miniaturas e brinquedos antigos com mais de 3000 peças – mostrando várias épocas de brinquedos ao longo de mais de um século – para além de arte, com mais de 500 peças, desde a era romana até Picasso e Dali, passando pelas várias vertentes da arte como sejam os têxteis, tapeçarias, pratas, escultura, cerâmica, pintura, mobiliário, vidros, joalharia, arqueologia até à arte contemporânea.

Os horários

Sexta-feira, 7 de Setembro
Museu do Caramulo
10h00 às 18h00
Feira de Automobilia
18h00 às 20h00
Bares e Restauração
18h00 às 20h00

Sábado, 8 de Setembro
Rampa do Caramulo

10h00 – Treinos
13h30 – Prova
Museu do Caramulo
10h00 às 20h00
Feira de Automobilia
10h00 às 20h00
Passeio Harley-Davidson
11h00 – Chegada ao Caramulo
Passeio Land Rover
12h00 – Chegada ao Caramulo
Concentração Porsche Club Portugal
12h00 – Chegada ao Caramulo Passeio
ACP Clássicos
12h30 – Chegada ao Caramulo
Passeio Histórico Viseu-Caramulo
12h30 – Chegada ao Caramulo
Raiada do Caramulo – Concentração & Desfile de Bicicletas Antigas
13h00 – Chegada ao Caramulo
Passeio Sado 30 Anos
15h00 – Chegada ao Caramulo
Parque Júnior
10h00 às 20h00
Espetáculo de Avioneta Acrobata
15h00 – Espetáculo Aéreo Ford
Bares e Restauração
10h00 às 20h00

Domingo, 9 de Setembro
Rampa do Caramulo

10h00 – Treinos
13h30 – Prova
Museu do Caramulo 10h00 às 18h00
Feira de Automobília
10h00 às 18h00
Passeio Ferrari
10h00 – Chegada ao Caramulo
Passeio UMM 35 Anos
11h30 – Chegada ao Caramulo
Passeio Histórico Salamanca-Caramulo
12h00 – Chegada ao Caramulo
Passeio Histórico Viseu-Caramulo
12h00 – Chegada ao Caramulo
Passeio Targa Clube
12h00 – Chegada ao Caramulo
Vespa Caramulo
12h30 – Chegada ao Caramulo
Rally Histórico Luso-Caramulo
12h30 – Chegada ao Caramulo
Parque Júnior
10h00 às 18h00
Espetáculo de Avioneta Acrobata
15h00 – Espetáculo Aéreo Ford
Bares e Restauração
10h00 às 18h00

Mais informação em www.caramulo-motorfestival.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: João Lavadinho/Caramulo Motorfestival

no images were found

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube