O único Aston Martin vencedor de Le Mans à venda por 20 milhões

Mercado 05 Set 2012

O único Aston Martin vencedor de Le Mans à venda por 20 milhões

O único Aston Martin DBR1 vencedor de Le Mans – em 1959, com Carroll Shelby e Roy Salvadori ao volante – foi colocado à venda no Reino Unido. Embora a empresa Talacrest não divulgue o valor de venda no seu site, os tablóide britânicos apontam um valor de 20 milhões de Libras, cerca de 25 milhões de Euros, ao câmbio de hoje. Este valor será superior em quatro vezes ao anterior recorde de venda atingido por um automóvel britânico.
Um de apenas quatro DBR1 construídos, este exemplar com número de chassis DBR1/2 surge agora no mercado após 20 anos na posse do mesmo proprietário. Embora um reconhecido especialista em vendas de modelos Ferrari – responsável pela venda de mais de 1350 modelos da marca italiana, incluindo sete 250 GTO – foi curiosamente também a Talacrest que há vinte anos atrás vendeu este Aston Martin ao seu actual proprietário. Para John Collins, da Talacrest, este é o Aston Martin com mais sucesso na história da marca e o mais facilmente reconhecido, sendo considerado o “Santo Graal” do mundo motorizado.
Apesar do seu elevado valor, este DBR1/2 tem sido utilizado regularmente em provas e festivais de Clássicos. Para além de Shelby e Salvadori, outros pilotos de renome passaram pelos seus comandos, como Tony Brooks, Briggs Cunningham, Stirling Moss ou Maurice Trintignant. Embora a vitória em Le Mans seja o seu feito mais mediático, este Aston Martin DBR1 conta com vitórias também no ano de 1957 numa prova de Sportscar em Spa, nos 1000 Km do Nürburgring e no Grande Prémio de Spa. Em 1958 venceu o Goodwood Tourist Trophy tal como em 1959.
Como curiosidade refira-se que o carro possui matrícula podendo ser conduzido na via pública. É deste carro o modelo à escala 1:1 que será leiloada pela Bonhams no Goodwood Revival, no próximo dia 15 deste mês.
Mais informações em www.talacrest.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Talacrest

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube