Arquivos 28 Ago 2012

“História da Volta à Ilha”, de João Mendes de Almeida, apresentado a 27 de Setembro

Da autoria de João Mendes de Almeida, vai ser apresentado a 27 de Setembro, o livro “História da Volta à Ilha”, uma obra que retrata a Volta à Ilha da Madeira em Automóvel, desde o seu nascimento em 1959. Ao longo de 947 páginas, ilustradas com cerca de 2000 fotografias, o autor recorda os momentos mais significativos da mais prestigiada prova madeirense, considerada uma das mais importantes provas europeias de rallye, o melhor rallye de asfalto da Europa e um dos melhores do mundo. Hoje denominada “Rali Vinho da Madeira”, a contar para o campeonato da Europa da especialidade, esta prova “começou como um rallye familiar”, mas logo ganhou o interesse da população, com milhares de espectadores, Madeirenses e turistas, dispostos ao longo do percurso, “encarrapitados por todo o lado, inclusive em árvores e telhados, para ver os seus heróis”, como nos conta o próprio João Mendes de Almeida.
“Ao longo da rica história da ‘Volta à Ilha da Madeira’ foram inúmeros os pilotos que competiram nas estradas da Ilha e que, dos resultados aí conseguidos, fizeram rampa de lançamento para as suas carreiras. Figuras proeminentes como Björn Waldegaard, primeiro Campeão do Mundo de Ralis em 1979, Ari Vatanen, Campeão do Mundo em 1981, ou Jean-Pierre Nicolas, reconhecido piloto francês e antigo Director Desportivo da Peugeot, assinalaram uma fase importante da competição, porque contribuíram para divulgar o rali no estrangeiro, quando a sua importância desportiva a nível internacional era quase irrelevante. Nicolas, inclusive, foi o primeiro corredor estrangeiro a inscrever o seu nome nas letras douradas do palmarés da ‘Volta’.”
Os pilotos nacionais e madeirenses não são obviamente esquecidos: Horácio Macedo ou Bernardino Lampreia, António Peixinho, ou também Joaquim Santos, Fernando Peres, Miguel Campos, Adruzilo Lopes são alguns dos nomes referidos na obra, tal como José Maria Miguéis, Justino Henriques, Zeca Cunha, “Janica” Clemente, ou ainda, Abel Spínola, Emanuel Pereira, Rui Conceição, Américo Campos, Victor Sá e Alexandre Camacho.
Na capa, uma fotografia tirada em 1962, durante a prova complementar de perícia da Av. do Mar, em que se vê o Ferrari 250 Berlinetta SWB de Horácio Macedo, navegado pelo madeirense Miguel Klut. Macedo foi o vencedor desse ano, bem como do ano seguinte, 1963. O carro – com carroceria em alumínio, construída por Scaglietti em 1960 –, foi o 36º exemplar de um total de 165 fabricados e manteve-se em mãos portuguesas até meados dos anos 70, altura em que passa a ter um proprietário holandês, seguindo-se-lhe um americano, antes de, desde 1986 passar a fazer parte da prestigiada coleção de Ralph Lauren.
A apresentação da obra “História da Volta à Ilha” decorre pelas 18:30 no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, mesmo ao lado das instalações do Club Sports Madeira, entidade responsável pela organização da prova desde o seu início.

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: “História da Volta à Ilha”, de João Mendes de Almeida



PARTILHAR:

5
Deixe um comentário

Please Login to comment
2 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
ANA MARIA ALMEIDAantonioRui NogueiraVictor Diaz Recent comment authors
Rui Nogueira
Visitante
Rui Nogueira

Dear Mr. Victor, I’m a friend of Mr. João Mendes de Almeida and I will forward your message. If you wish, without any compromise, please email me your questions and let me know about which photos are you talking about through ruinogueira@netmadeira.com. Best regards,
Rui Nogueira.

ANA MARIA ALMEIDA
Visitante
ANA MARIA ALMEIDA

Olá,..td bm?
Sou brasileira, moro em uma cidade no interior de São Paulo/Brasil
Estou a procura de familiares,”Família Almeida”, para conseguir minha árvore genealógica. Meus bisavôs, João Almeida e Ana Rosa Almeida, nascidos e falecidos ai na Ilha da Madeira, para que eu posa.
Por favor!….Toda e qualquer informação sera bem vinda.
Um abraço,
Aninha

ANA MARIA ALMEIDA
Visitante
ANA MARIA ALMEIDA

Olá,..td bm?
Sou brasileira, moro em uma cidade no interior de São Paulo/Brasil
Estou a procura de familiares,”Família Almeida”, para conseguir minha árvore genealógica. Meus bisavôs, João Almeida e Ana Rosa Almeida, nascidos e falecidos ai na Ilha da Madeira.
Por favor!….Toda e qualquer informação sera bem vinda.
Um abraço,
Aninha

Victor Diaz
Visitante
Victor Diaz

Hola. Gracias por compartir informacion de este gran libro. Tengo una pregunta, alguien sabe como puedo contactar con el autor Joao Mendes de Almeida? Tengo interes en una fotografia del libro a ver si la puedo conseguir a mas calidad.
Thanks for sharing info about this book. I’d like to contact the writer because I’d like to get one of the pictures in the book, but original, more quality. Gracias, thanks!

antonio
Visitante
antonio

hola, pudes contactar para o email… jmendesdealmeida@gmail.com