Elegância máxima em Pebble Beach

Eventos 22 Ago 2012

Elegância máxima em Pebble Beach

Reconhecidamente considerado como um dos mais importantes eventos do mundo dos automóveis clássicos, decorreu no passado fim de semana o Concours d’Elegance de Pebble Beach, em Monterey, nos Estados Unidos. O vencedor do troféu Best of Show 2012 foi o Mercedes-Benz 680S Saoutchik Torpedo Cabriolet, de 1928, num evento que reuniu 220 automóveis provenientes de 15 países e 33 estados americanos e no qual foram angariados cerca de um milhão de Dólares destinado a instituições de caridade.
Nesta 62ª edição, o centro das atenções foram os carros dos Maharajas – reis da Índia e do sul da Ásia, até meados do século XX – proprietários de alguns dos mais luxuosos modelos de Rolls-Royce, Daimler, Hispano-Suiza, Maybach, Bugatti, Duesenberg e Minerva entre outros construtores, muitos dos quais com carrocerias únicas. A Fiat, foi também um dos homenageados com a selecção de vários modelos especiais, escolhidos de entre vários períodos da sua história de 113 anos, desde carros de Grand Prix anteriores à Guerra, até variantes de modelos populares como o 500.
Outros construtores homenageados foram a AC e o AC (Shelby) Cobra, o roadster criado por Carrol Shelby em parceria com a AC, e construído entre 1962 to 1965 para competir com o Chevrolet Corvette; a Mercer, que operou entre 1909 e 1925, através da exposição do seu Mercer Raceabout; o carroçador Ucraniano Saoutchik, que se tornou conhecido pelos seus trabalhos para construtores como a Bugatti, Delahaye e Pegaso.
Tirando partido da atenção mediática do evento também alguns construtores aproveitaram para revelar versões exclusivas, como foi o caso da BMW com o seu Zagato Roadster e a McLaren com o 12C Spider e uma outra versão “estilizada”, construída por encomenda, do McLaren 12C, denominada X-1.
Da edição deste ano fez também parte uma exposição de motos alemãs – com modelos da BMW, DKW, NSU e Zündapp –, bem como passeios de automóvel – como o Pebble Beach Tour d’Elegance ou o Pebble Beach Motoring Classic – para além dos leilões, exposições de arte, automobilia e livros.
Mais informações em www.pebblebeachconcours.net

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Pebble Beach Concours d’Elegance

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube