BMW Zagato Roadster apresentado em Pebble Beach

Modernos 20 Ago 2012

BMW Zagato Roadster apresentado em Pebble Beach

Quando passam apenas três meses sobre a apresentação do BMW Coupé Zagato, em Itália, durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, eis que foi apresentado este fim de semana no Pebble Beach Concours d’Elegance, nos Estados Unidos, a versão aberta do modelo, designada Roadster Zagato. Fruto da mais recente colaboração entre a BMW e o carroçador italiano Zagato, esta versão aberta foi criada em apenas seis semanas, e mantém-se fiel às arrojadas linhas do Coupé, com os vários “z” a assinar pormenores da carroceria, como a grelha da frente (e que os “z” parecem flutuar dentro das abertura em forma de “rim”), ou os outros “z” prateados que assinam os flancos. As origens aeronáuticas de ambas as empresas são lembradas através das jantes de 19 polegadas em liga leve, com cinco raios, levemente inspiradas em hélices. Para Andrea Zagato “o nosso sucesso na conclusão deste carro num espaço tão curto de tempo mostra que o é possível fazer quando duas empresas de sucesso partilham os seus recursos”. Encarado como “ etapa seguinte numa colaboração bem sucedida”, a decisão de avançar com a construção deste Roadster foi tomada pouco tempo depois da apresentação do Coupé. Encorajados pelas reações positivas, Adrian van Hooydonk, Vice-presidente do BMW Group e Andrea Zagato logo concordaram em levar sua parceria um passo adiante. Para os responsáveis do fabricante alemão, seria difícil encontrar um local mais apropriado para a estreia deste BMW Roadster Zagato, do que a península de Monterey.
Depois de, em 1939, ter sido criada por encomenda, a primeira carroceria para um BMW – um coupé baseado no 328 para as Mille Miglia (prova na qual triunfou em 1940), já muitas foram as colaborações da BMW com os designers italianos: em 1959 com o BMW 3200 (Michelotti Vignale), em 1959 com o BMW 700, em 1962 com o 3200 BMW CS Bertone, e em 1978 com o BMW M1.
De referir ainda um facto curioso: foi em 1954 que a BMW se dirige a Milão para comprar ao fundador da ISO, Renzo Rivolta, os desenhos, licenças e ferramental necessários para a produção do lendário BMW Isetta.
Quase sessenta anos depois, a BMW re-estabelece, muito por acaso, uma ligação com a família Rivolta, uma vez que Marella Rivolta (esposa de Andrea Zagato), é a Diretora de Arte da Zagato responsável pelos acabamentos e cores deste novo coupé.

Mais informações em www.bmw.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: BMW

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube