BMW M1, de 1980

Clássicos 10 Ago 2012

BMW M1, de 1980

Foi em 1978 que surgiu o primeiro automóvel totalmente novo desenvolvido pela recém criada divisão Motorsport da BMW: o M1. Projetado para fazer frente à Porsche na categoria de Grupo 4, o M1 foi o primeiro – e único – BMW de produção em série concebido com motor central e representou uma mudança radical para a marca da Baviera.
Para possibilitar essa entrada (através da construção do número mínimo de automóveis para cumprir os regulamentos da FIA), o então responsável pela divisão BMW Motorsport, Jochen Neerpasch, concebeu em 1979, um campeonato monomarca conhecido como Campeonato Procar BMW M1.
Desenvolvido em conjunto com a Lamborghini – que se ocupou fundamentalmente do desenvolvimento do chassis – o M1 foi concebido por Giorgetto Giugiaro, inspirado no “concept-car” BMW Turbo de 1972, e construído pelo carroçador alemão Baur, em Estugarda.
Fabricado num periodo de 3 anos, entre 1978 e 1981, possuia um chassi tubular (construído pela Marchese) e uma carroceria com painéis em fibra de vidro.
No coração do supercarro estava o motor BMW M88, de 6 cilindros em linha, com 3453 c.c. com árvores de cames comandadas por correntes, quatro válvulas por cilindro, cárter seco, e injecção mecânica de combustivel Bosch Kugelfischer, a desenvolver 277 cv. Acoplada ao eixo traseiro, estava uma caixa ZF de cinco velocidades, que lhe permitia atingir velocidades superiores a 250 km/h e fazer 5,6 segundos dos 0 aos 100, fazendo do M1 foi um dos carros mais rápidos desportivos de produção da sua época. Com apenas 456 exemplares construídos, o M1 tornou-se num dos mais raros modelos da BMW.
O Campeonato Procar BMW M1 acabou por servir como suporte para a Fórmula 1, incluindo muitos pilotos de Fórmula 1, com Niki Lauda a vencer a temporada de 1979 e Nelson Piquet em 1980. Depois de a BMW ter cumprido as regras para o Grupo 4, os Procar foram utilizados por várias equipas no Campeonato do mundo, bem como noutras séries nacionais.
Este BMW M1 de 1980, com nº de chassis WBS59910004301154 foi um dos últimos a ser fabricado. Tendo passado a maior parte do tempo nas mãos de dois colecionadores Californianos, é um dos exemplares em melhor estado de conservação e originalidade a ser levado a leilão nos últimos anos. Com cerca de 50 000 km de utilização, este M1 é apresentado com estojo de ferramenta, registros de manutenção recente, cópias de documentos de venda originais e relatório CARFAX. Tal como o lendário Porsche 911 Carrera RS 2,7 e o BMW 3.0 CSL, o M1 foi um modelo especial de produção limitada que serviu como mostruário dos mais recentes avanços em engenharia e design da sua época. Considerando a sua raridade e sofisticação mecânica, o M1 é hoje um fascinante clássico moderno e um dos mais exclusivos modelos BMW do pós-guerra.
Por todas estas razões, a leiloeira Gooding & Company estima que o seu valor de venda se situe entre os 175 e os 225 mil Dólares, no seu leilão de Pebble Beach, nos próximos dias 18 e 19 de Agosto.
Mais informações em www.goodingco.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Gooding & Company – Alejandro Rodriguez

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube