Bonneville Speed Week, de 11 a 17 de Agosto

Eventos 02 Ago 2012

Bonneville Speed Week, de 11 a 17 de Agosto

Embora não seja propriamente um evento de veículos clássicos, a Bonneville Speed Week é em si mesma um evento clássico, realizado regularmente desde o final dos anos 40 até aos dias de hoje, mais ou menos dentro dos mesmos moldes. Foi na paisagem única e deslumbrante das planícies salgadas do Utah, nos Estados Unidos, que foram batidos os grandes recordes de velocidade terrestre – como o de Malcolm Campbell e o seu “Blue Bird” a 484.620 km/h, em 1935 ou Burt Munro na sua moto Indian Scout V-Twin, a 295.44 km/h em 1969, imortalizado por Anthony Hopkins no recente filme “The World’s Fastest Indian”.
Todos os anos, milhares de pessoas deslocam-se às Bonneville Salt Flats para assistir, durante seis dias, à Bonneville Speed Week, organizada pela South California Timming Association, e ver de perto as máquinas, percorrer as boxes e conversar com os pilotos e mecânicos.
A espectacular paisagem – tão plana que parece evidenciar a curvatura do planeta – e as condições de corrida em Bonneville tornam-na numa das atracções mais populares no mundo de velocidade. As cores, a excitação, as pessoas e os odores são algumas das razões que levam ao regresso, ano após ano, a que os “viciados” chamam a “febre do sal”.
Desde a primeiras tentativas de quebrar um recorde de velocidade em 1914 – com Teddy Tezlaff a levar o seu Blitzen Benz a mais de 226 km/h –, centenas de tentativas foram feitas, sendo quebrados recordes numa ampla variedade de classes, em automóveis e motos.
Para termos uma noção da popularidade do evento, a edição de 2011 da Bonneville Speed Week registou 198 motos e 368 automóveis inscritos (entre os quais um Porsche 914 e um Ferrari Enzo, devidamente preparados), totalizando 566 veículos com o propósito de bater um record de velocidade, ao longo do 10 km da pista marcada e de ver o seu nome adicionado à longa lista de recordistas.
Mais informações em www.scta-bni.org

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: SCTA

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube