Arquivos 01 Ago 2012

“The Speed Merchants”, um retrato real da temporada de 1972

O que motiva um piloto correr? Como é que ele concilia a sua vida diária normal com os riscos da competição? O que é que o incentiva a não desistir? São as respostas a estas perguntas que podem ser encontradas no filme “The Speed Merchants”, de Michael Keyser, que revisitamos esta semana.

Filmado em 1972, este brilhante documentário – narrado por Mario Andretti e Vic Elford –, oferece-nos uma fascinante perspectiva sobre a vida, paixões e motivações daqueles pilotos profissionais, constituindo um “retrato real dos homens reais, com sentimentos reais” que eram os pilotos daquela época. O filme proporciona-nos um olhar inesquecível sobre o ano de 1972, passado no circuito de corridas internacionais, acompanhando a temporada do campeonato “sportscar”. Leva-nos pelos bastidores dos circuitos como Daytona, Sebring, Nürburgring, Le Mans e Watkins Glen, acompanhando de perto não apenas os narradores Andretti e Elford, como também Jacky Ickx, Helmut Marko e Brian Redman. É também possivel ver os pilotos nas suas casas em França, Bélgica, Áustria e Inglaterra onde passam momentos descontraídos com suas famílias, entre corridas. Do filme fazem ainda parte raras imagens das fábricas da Ferrari e da Alfa Romeo, nas quais os carros são preparados antes de cada corrida. Apoiado por uma premiada banda sonora original, “The Speed Merchants” oferece-nos sobretudo excelentes imagens dos carros e das corridas da época, revelando-se também nos dias de hoje, como um valioso recurso documental.

Por todos estas razões, e embora o DVD tenha sido lançado já em 2008, “The Speed Merchants” merece a nossa referência como peça fundamental no arquivo de qualquer aficionado dos Clássicos.

Mais informações em www.dukevideo.com

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagem: Duke

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube