Edição de 2012 do Concours d'Elegance de Pebble Beach, a 19 de Agosto

Eventos 23 Jul 2012

Edição de 2012 do Concours d’Elegance de Pebble Beach, a 19 de Agosto

Realizado, como habitualmente, no terceiro Domingo do mês de Agosto, terá lugar no próximo dia 19 de Agosto, mais uma edição do Concours d’Elegance de Pebble Beach, em Monterey, nos Estados Unidos. Reconhecidamente considerado como um dos mais importantes eventos do mundo dos automóveis clássicos, a edição deste ano renunirá mais uma vez, 200 dos mais belos e raros automóveis e motos de todo o mundo, no green 18 do famoso campo de golfe de Pebble Beach.
Na 62ª edição do evento, o centro das atenções serão os carros dos Maharajas – reis da Índia e do sul da Ásia, até meados do século XX – proprietários de alguns dos mais luxuosos modelos Rolls-Royce, Daimler, Hispano-Suiza, Maybach, Bugatti, Duesenberg e Minerva entre outros construtores, muitos dos quais com carrocerias únicas. A Fiat, será também um dos homenageados com a selecção de vários modelos especiais, selecionados de entre vários periodos da sua história de 113 anos, desde carros de Grand Prix anteriores à Guerra, até variantes de modelos populares como o 500. Das outras homenagens fazem parte o construtor americano Mercer, que operou entre 1909 e 1925, através da exposição do seu Mercer Raceabout; o carroçador Ucraniano Saoutchik, que se tornou conhecido pelos seus trabalhos para construtores como a Bugatti, Delahaye e Pegaso; AC e AC (Shelby) Cobra, o roadster criado por Carrol Shelby em parceria com a AC, e construído entre 1962 to 1965 para competir com o Chevrolet Corvette. A exposição de motos alemãs incluirá, pelo quarto ano consecutivo, marcas como a BMW, DKW, NSU e Zündapp.

O concurso de elegância

Iniciado em 1950, como complemento para a primeira corrida de Pebble Beach – vencida por Phil Hill num Jaguar XK120 –, o Concours d’Elegance de Pebble Beach, rapidamente ganhou sua própria importância e independência, acabando por atingir estatuto mundial, atraíndo entusiastas de todo o mundo. Sendo um concurso de elegância, trata-se literalmente, de uma competição automobilística de elegância, na qual os automóveis são julgados pela sua precisão histórica, o seu mérito técnico e o seu estilo, com atribuição de troféus aos melhores da sua classe.
De acordo com as regras da organização, para competir no Concours d’Elegance de Pebble Beach, um automóvel deverá estar bem conservado ou restaurado com precisão e de estar em plena capacidade de ser conduzido. Terá que possuir algum valor histórico – ser pioneiro nalgum tipo de desenvolvimento tecnológico, tendência de estilo, ou possuir importante palmarés de corrida. Terá também que ser raro — possivelmente uma carroceria singular de um chassis especial – e, acima de tudo, deverá ser… elegante. O sucesso do Concours d’Elegance de Pebble Beach deve-se, em grande parte aos especialistas que não só ajudam a selecionar e avaliar os automóveis e motociclos convidados a competir, como a estabelecer um registo exato desses veículos, numa significativa contribuição para o mundo automóvel em geral.
Presença habitual neste evento são também os “concept-cars”. Por exemplo, na edição de 2010, foram revelados 12 novos modelos, oito dos quais em absoluta estreia mundial.
Paralelamente, desde 1990, realiza-se também um leilão associado ao evento – levado a cabo pela conceituada leiloeira californiana de David Gooding, a Gooding & Company –, nas noites de Sábado e Domingo, e que constitui um dos mais esperados acontecimentos da semana, na qual decorrem ainda exposições de arte, automobilia, livros e passeios, como Pebble Beach Tour d’Elegance ou o Pebble Beach Motoring Classic.
Mais informações em www.pebblebeachconcours.net

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Pebble Beach Concours d’Elegance

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube