AvD-Oldtimer-Grand-Prix, de 10 a 12 de Agosto

Eventos 20 Jul 2012

AvD-Oldtimer-Grand-Prix, de 10 a 12 de Agosto

O AvD-Oldtimer-Grand-Prix é um dos mais populares e antigos eventos de veículos clássicos na Europa, e este ano, quando comemora os seus 40 anos de existência, prepara-se para atrair novamente alguns dos mais importantes e cobiçados automóveis de competição do mundo. Será de 10 a 12 de Agosto que o lendário circuito do Nürburgring, situado no coração das montanhas Eifel, vai receber os cerca de 600 carros que participam em pista, do programa de fim de semana, tanto no circuito clássico de Nordschleife, como no moderno circuito de Fórmula 1.

AvD-Oldtimer-Grand-Prix 2012, começa na sexta-feira, 10 de Agosto, com um dia inteiro de qualificação, para além da maratona histórica do AvD, de três horas e meia, ao longo do sinuoso Nordschleife, com as suas voltas de 22 km, atravessando várias condições climáticas. As corrida de Sábado e Domingo decorrem na moderna pista de F1, com início às 8:15 e terminando apenas às 20:55. Estão previstas grelhas de Sport-protótipos, Turismos e Grand Prix, desde o período anterior à 2ª Guerra até aos anos oitenta, destacando-se as dos Jaguar E, GT Masters pré-1965, World Sportscar Masters e Grand Prix Masters, que serão repetidas no Domingo, tal como o FIA Lurani Trophy para carros históricos de Fórmula Júnior. A última prova de Sábado será a corrida de GT de 1960/61 com uma hora de duração e partida do tipo “Le Mans”. Apesar do clima imprevisível característico de região, são esperados cerca de 60 000 visitantes de toda a Europa, para um evento que transforma o mítico circuito do Nürburgring num verdadeiro museu ao ar livre.

40 anos do 911 Carrera RS

De destacar será a presença da Porsche, através do seu departamento Porsche Classic – numa área de 14.000 m², perto da pista – onde os entusiastas de automobilismo histórico podem desfrutar de um destaque especial, nas tendas de exposição Porsche: o aniversário do lendário 911 Carrera RS. Para marcar a passagem dos 40 anos sobre este emblemático modelo, a Porsche irá apresentar em exposição variados exemplares da série RS, incluindo modelos RSR que foram concebidos exclusivamente para uso de competição. Algumas características do 911 Carrera RS incluíam o chamado “rabo de pato”, jantes Fuchs, painéis e vidros de espessura reduzida e um motor de alto desempenho de 2,7 litros, a debitar 210 cv. Com uma velocidade máxima de 245 km/h e a capacidade de fazer, dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos, foi um carro que causou grande sensação, no seu lançamento em 1972.

Mais informações emwww.avd.de

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: AvD – Tom Linke

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube