Um fim de semana de velocidade em Goodwood

Eventos 02 Jul 2012

Um fim de semana de velocidade em Goodwood

Realizou-se este fim de semana a 19ª edição do Goodwood Festival of Speed, de 28 de Junho a 1 de Julho, em Inglaterra, sob o lema “Young Guns, Nascidos para Vencer”.
Realizado no imaculado recinto da Goodwood House, cuja subida da rampa é habitualmente o centro das atenções, o festival teve a Lotus como principal homenageado deste ano. O pioneiro fabricante britânico de carros desportivos, inspirado pelo incomparável talento de Colin Chapman, serviu-se de uma inigualável técnica de engenharia para dominar a todos os níveis do desporto automóvel, tendo como corolário a Fórmula 1. Assim, esteve presente este ano, uma espectacular coleção de carros vencedores da Lotus, desde F1, a IndyCars e carros desportivos. Apresentado como a maior festa do mundo do automobilismo, o Goodwood Festival of Speed continua a revelar-se único pela sua capacidade para atrair a maioria das equipas e pilotos da Fórmula 1, contando com nomes grandes do passado e do presente, como Sebastian Vettel, Alain Prost, Jenson Button, Sir Jackie Stewart, Lewis Hamilton, John Surtees ou Mark Webber.
Embora as subidas de moto não sejam cronometradas desde o acidente mortal de Chas Guy na edição inaugural de 1993, os tempos das subidas em automóvel deste ano foram motivo de curiosidade entre os presentes. Assim, dos 45 carros a tomar parte nesta “super-especial”, foi o escocês Anthony Reid, antigo campeão do BTCC, que obteve o melhor tempo com 46,46 segundos para percorrer os cerca de 1800 metros da rampa, atingindo uma velocidade máxima de 210 km. Também a etapa de rallye, com cerca de 2,5 km, atraiu grande parte dos cerca de 150 000 espectadores do evento.
Para os dias 14, 15 e 16 de Setembro fica marcado o Goodwood Revival, um festival dedicado aos automóveis e motos que teriam competido no circuito original, entre 1948 e 1966.
Mais informações em www.goodwood.co.uk

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Goodwood/Porsche



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment