Blower Bentley de 1929 vendido por mais de 5 milhões é o mais caro de sempre

Mercado 02 Jul 2012

Blower Bentley de 1929 vendido por mais de 5 milhões é o mais caro de sempre

O monolugar ”Blower” Bentley de 1929, com motor 4,5 litros e compressor, é agora o mais caro Bentley de sempre, depois de ter atingido 5042 000 Libras, o mais elevado preço alcançado por um carro britânico vendido em leilão. Este valor record foi alcançado no leilão da Bonhams realizado este fim de semana durante o Goodwood Festival of Speed, no qual foi igualmente quebrado outro record de venda: 4,7 milhões de Libras pelo Rolls-Royce 40/50hp ‘Silver Ghost’ Double Pullman Limousine de 1912, conhecido como “Corgi”.
Considerado como “o Concorde de seu tempo”, o ”Blower” Bentley foi o carro mais rápido a percorrer o circuito britanico de Brooklands, com as suas características curvas inclinadas, conduzido por um grande herói britânico – Sir Henry Birkin –, a uma espantosa velocidade superior a 220 km. Foi o carro mais glamouroso da sua época.
O Rolls-Royce “Corgi” é um dos exemplares ‘Silver Ghost’ mais reconhecidos. Várias gerações de crianças brincaram com o brinquedo produzido pela Corgi, modelado com base nesta “limousine”. O seu design opulento e imponente, era inspirado nas luxuosas carruagens “Pullman” do americano George Pullman, sendo descrito como “uma obra-prima de elegância Edwardian”.
Robert Brooks, Presidente da Bonhams, referiu a propósito da venda: “sempre acreditámos que o Goodwood Festival of Speed seria o lugar perfeito para vender dois dos carros mais emblemáticos da Grã-Bretanha. A Bonhams patrocinou este evento desde o seu início, há 20 anos, e estes resultados comprovam novamente o valor atribuído à proveniência e raridade dos modelos em venda, no melhor ambiente possível”.
O leilão da Bonhams totalizou, em sete horas, um volume de negócios de cerca de 22 milhões de libras, ou 27 milhões de Euros ao câmbio de hoje.
Mais informações em www.bonhams.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Bonhams

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube