Eventos • 21 Jan 2013
Eventos • 29 Jun 2012
118 clássicos reunidos nos Rallyes de Ourense
A Escuderia de Clásicos de Ourense, conseguiu reunir 118 carros, nos dois eventos paralelos que decorreram no fim de semana de 8 a 10 de Junho – o XVIII Rallye Ourense Clásicos e o IX Rallye Ourense Antiguos. Num percurso total de cerca de 300 km, o evento de clássicos deste ano apresentou-se em nova versão, com 23 seções (contra as 14 de 2011), embora mais curtas e intensas, com troços de ligação também mais curtos, facto que aumentou bastante a tensão dos participantes durante todo o dia. Para além disso, a organização surpreendeu também este ano, ao dividir o percurso em três etapas, que deleitaram participantes e espectadores.
Com partida das fontes de água termal das Burgas, às 10:30 e chegada à Plaza Mayor de Ourense depois das 20:00, o dia de Sábado foi totalmente ocupado pela prova de regularidade histórica, nos clássicos. Depois do jantar foi divulgada a tabela de classificação, com a particularidade de haver um empate aos pontos, sendo encontrado o vencedor pelo maior número de zeros durante a prova. Assim, pelo segundo ano consecutivo, a dupla Manuel Ferreira e Fran Forjanes da Escudería Vigo Clásicos, foi a vencedora em Austin Seven de 1959, classificando-se também em primeiro na Classe E. Os vencedores da Classe G foram Jesus Miguez e Mar González com o seu BMW 2002 de 1974, da Escuderia Arenteiro-Vigo. No terceiro lugar do pódio ficou Alberto Conde e Oscar Pio em Renault Alpine A310 de 1977, da Escuderia Vigo.
O dia de Domingo foi reservado para o passeio dos “veteranos”, numa jornada de 70 kms, com paragens intermédias para provas de perícia e duas provas de regularidade, na qual era necessário responder a um questionário durante a viagem. Segundo as normas da FIVA/FEVA foi entregue um troféu ao melhor classificado de cada categoria.
Assim, na Categoria F o primeiro lugar foi para a dupla Bernardo Glez. Saburido e Maria Carmen Glez. Martinez em Cadillac El Dorado de 1968, da equipa EACO; na Categoria E a vitória foi a equipa portuguesa de Helder Valente e Júlia Rocha, em Porsche 356 A de 1955, da equipa Rali Club de Invierno; na Categoria G, a primeira classificada foi a equipa de Angel Ampudia Boullosa e Ludovina Couto em Pierce Arrow AC133 de 1929, da equipa C. Gallego Autom. Antiguos; e finalmente na Categoria D venceram Juan Cives García e Claudia Aalessandro em Ford 46 de 1946, da equipa Coruña Veteran Car.
Fundado em 1995, a Escuderia de Clásicos de Ourense organiza durante todo ano rallyes de regularidade, nos quais se combinam as actividades culturais com a gastronomia da zona visitada.
Mais informações em www.clasicosourense.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: ECO