Ennstal-Classic, nos Alpes Austríacos, de 11 a 14 de Julho

Eventos 28 Jun 2012

Ennstal-Classic, nos Alpes Austríacos, de 11 a 14 de Julho

Após uma mudança de datas provocada por alterações no calendário da Fórmula 1, a edição de 2012 do rallye Ennstal-Classic terá lugar de 11 a 14 de Julho, através da maravilhosa paisagem dos Alpes Austríacos. A celebrar a vigésima edição do prestigiado evento estarão 230 equipas de participantes, de 18 países, inscritos com 52 marcas de automóveis, para precorrer os 890 kilómetros do percurso.

A presença de pilotos profissionais a alinhar à partida é também digna de referência: Walter Röhrl num Porsche 356 Speedster – um dos 3 carros que o “Museu rolante” da Porsche leva ao evento – Rauno Aaltonen num Mini-Cooper S, Christian Klien em BMW 2002 TI, Franz Wittmann em Porsche 911, Dieter Quester em BMW 328 e Christian Geistdörfer em Opel Commodore. Richard Lietz e Marc Lieb conduzem um 356 B Carrera GT. Ao volante do terceiro carro do Museu Porsche – um 908/3 Spyder de 1970 – estará Charles Gordon Lennox, mais conhecido como Conde de March, o organizador dos festivais de Goodwood.

O coleccionador britânico Richard Frankel levará o seu Jaguar C-Type com chassis 005, com que Stirling Moss obteve a sua famosa vitória no GP de Reims de 1952 – a primeira para um carro equipado com travões de disco –, e será igualmente Moss a conduzir este mesmo carro, este ano no Chopard Grand Prix, em Gröbming. Frankel conduzirá um Bentley Derby de 1934, com chassis Vanden Plas, totalmente original.

Um número absolutamente recorde de 360 inscrições, abertas em Novembro do ano passado, levou a organização a alargar este ano o número de veículos participantes para 230, sendo o mais antigo um La France de 1917 com um enorme motor de 14,5 litros.

Com 35 carros inscritos, a Porsche é, sem surpresas, a marca com maior representação nesta edição, seguida pela Jaguar com 23, BMW com 19 e Ferrari e Mercedes-Benz com 18 carros. Das cerca de 50 marcas presentes destacam-se as seguintes, entre as desaparecidas: Denzel, Alvis, Arnolt-Bristol, Iso, Allard, Osca-Maserati, Riley, AC Ace, Italia, Railton, Siata, Indra e Veritas. Refira-se que o carro mais caro a participar será um Ferrari 250 SWB Competition Berlinetta de 1960 com “pedigree” de competição, com um valor aproximado de 5 milhões de Euros. A vigésima edição do Ennstal-Classic conta com o patrocínio da Chopard.

Mais informações em www.ennstal-classic.at

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Ennstal-Classic

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube