A Ducati

Modernos 26 Jun 2012

A Ducati “Flash Back”, uma Kasinski “café racer” de Mr. Martini

“Mr. Martini é um laboratório de idéias e projetos sobre duas rodas. Um lugar dedicado aos sonhos dos indivíduos e à imaginação de Nicola Martini. Os sonhos estão estacionados aqui.” É com estas frases cheias de inspiração que nos é apresentada a Mr. Martini, uma empresa italiana de Verona, especializada na personalização de motos, as chamadas “café racers” – um fenómeno motos personalizadas que recentemente ganhou importância a nivel mundial. Refira-se que o termo “café racer” surgiu como um termo pejorativo ditado pelos “bikers”, em relação àqueles que apenas estacionavam as motos nas esplanadas, em vez de realmente correrem com elas ou para os que faziam pequenas corridas, de café em café.

O mais recente projecto de Mr. Martini é a Ducati “Flash Back”, ou 1098R, uma polémica e provocante reinterpretação de uma Ducati Kasinski, num conceito visual dominado pelas coberturas do motor, repetindo a anterior abordagem estética no seu projecto de 2010 “T-Type”, para uma Triumph Thruxton. Embora certamente não reúna concenso, o trabalho de Martini tende a ir mais longe na procura de novas soluções, “novos conceitos sobre motos e acessórios, criando novos estilos” como é referido na apresentação da empresa.

A “Flash Back” é uma WSBK perfeitamente legal, com 155 cv de potência para um peso de cerca de 190 kg, pelo que a grande maioria de modificações se encontram no campo estético: carenagens laterais em fibra de carbono, jantes BST também em fibra de carbono e um sistema de escape que é uma mistura de componentes Zard e colectores Ducati WSBK, com ponteiras personalizadas. O delgado banco encarnado com um buraco – que tanta “tinta digital” tem feito correr – é manufacturado em couro Connolly, aproveitado de um assento de um automóvel MG de 1959. Claramente Nicola Martini é construtor sem medo de assumir riscos. No tradicional espírito italiano, a sua marca Mr. Martini é feita de pura paixão, dedicação, pesquisa e criatividade. A presença de criações Mr. Martini em todo o mundo, evidencia a singularidade do seu estilo, na qual os seus conhecimentos técnicos e a sua intuição ajudam a criar estes protótipos, apresentando diferentes soluções técnicas, utilizando materiais de topo e acabamentos refinados.

Quer se ame, quer se odeie, vale a pena espreitar o site e conhecer as outras criações de Mr. Martini.

Mais informações em www.mrmartini.it

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Mr. Martini

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube