Um Lagonda V12, de 1939, à venda por 1 milhão de Libras

Mercado 25 Jun 2012

Um Lagonda V12, de 1939, à venda por 1 milhão de Libras

Um Lagonda V12 de 1939, que participou nas 24 Horas Le Mans daquele ano, vai ser vendido pela leiloeira britânica Bonhams. O carro será mostrado no próximo fim de semana, durante o Goodwood Festival of Speed, embora o leilão seja apenas realizado a 15 de Setembro durante o Goodwood Revival, esperando a leiloeira realizar 1 milhão de Libras com a venda.
Financiados pela recém-adquirida herança de 65 mil Libras de Lord Selsdon – então um jovem de 26 anos –, a equipa britânica constituída pelo próprio e por Lord Waleran, levou o Lagonda V12 à quarta posição no dia 18 de Junho de 1939, naquela que viria a ser a última edição da prova de resistência, antes do início da 2ª Guerra Mundial.
James Knight, diretor da área automóvel da Bonhams, referiu “nestes dias de fatos de competição ultra-profissionais, é difícil olhar para o passado e imaginar um momento na história em que dois amigos com algum dinheiro no bolso, podiam entrar num carro desportivo e ir fazer uma corrida em Le Mans. Mas tanto eles como outros o fizeram e eram conhecidos como ‘Gentlemen Drivers'”.
Construído para o efeito, o Lagonda V12, com o número 6, não fez qualquer teste de estrada antes da prova, com excepção da própria viagem para Le Mans. Após a prova em Junho, o carro foi seguidamente inscrito em Brooklands, na corrida do Bank Holiday, onde cruzou a meta em 2º lugar, com o número 5, conduzido por Lord Selsdon. Curiosamente aquela foi também a última corrida realizada naquele circuito inglês. Após o final da Guerra, Lord Selsdon participou em várias provas internacionais, chegando a vencer as 24 horas Le Mans, em 1949, ao lado de Luigi Chinetti, num Ferrari 166 MM.
Em relação ao carro, com a eclosão da guerra, o chassis foi armazenado em frente à fábrica da Aston Martin, em Staines, perto de Londres. Embora o local tivesse sido atingido pela explosão de uma V-1, em 1944, o Lagonda V12 acabou por não sofrer dados de maior, tendo sido posteriormente restaurado. Refira-se que apenas dois destes modelos foram construídos tendo a Bonhams vendido o carro-irmão com o número 5, durante a edição do Goodwood Revival de 2002.
Mais informações em www.bonhams.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Bonhams

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube