Iberian Gentlemen Drivers já no próximo fim de semana, no Estoril

Eventos 19 Jun 2012

Iberian Gentlemen Drivers já no próximo fim de semana, no Estoril

É já no próximo fim de semana, 23 e 24 Junho, no circuito do Estoril, que decorre o 2º evento deste ano dos Iberian Gentlemen Drivers, desta vez integrado no Estoril Experience Day. Para quem não sabe, o Iberian Gentlemen Drivers é um conjunto de provas disputadas isoladamente em Portugal e Espanha – no verdadeiro espírito “Gentleman Driver” – e em que o interesse desportivo se esgota no final de cada uma, não se tratando portanto de um campeonato ou troféu com uma classificação final. Organizada pelo Museu do Caramulo, trata-se de uma competição ibérica, que surge em alternativa ao cada vez mais competitivo, sofisticado e oneroso ambiente que se vive nas corridas dos campeonatos para automóveis clássicos e históricos em Portugal e Espanha. Cada evento IGD tem duas corridas de 50 minutos cada. Para as provas de Sábado e Domingo próximo, estão inscritos 18 carros, destacando-se um Porsche 911 R e um RSR 2,8 – ambos prevenientes de Espanha. A primeira corrida está marcada para as 14:30 de Sábado e a segunda para as 11:45 de Domingo.
Com a participação de 15 clássicos de primeira linha, a primeira prova de 2012 do Iberian Gentlemen Drivers, realizada na pista espanhola de Monteblanco, viu a duas vitórias do dia irem para a dupla de pilotos Miguel Moreno e Carlos Peres, em Lotus Elan 26R. António Simões e o estreante Miguel Rio-Tinto, em Ford Escort RS 1600, conquistam a pole-position. Para a organização, um dos factores a contar para o sucesso do evento foi a bem-sucedida mistura de pilotos ibéricos.
Estes eventos Iberian Gentlemen Drivers são destinados a automóveis que, pelas suas características não se enquadram nos campeonatos nacionais de Portugal e Espanha, e aos entusiastas proprietários dos mesmos que pela sua filosofia de estar nas corridas, também não se enquadram nos referidos campeonatos. São admitidos automóveis fabricados até 1975 com preparação baseada na regulamentação do anexo “K” da FIA (que apenas permite participações de carros com preparações próximas das originais).
A divisão, classificação e prémios são distribuídos por 3 categorias: H-65/H-71/H-75.
Para mais informações consulte www.iberiangd.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Iberian Gentlemen Drivers

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube