À venda, em Goodwood, uma das maiores colecções Lotus do mundo

Mercado 15 Jun 2012

À venda, em Goodwood, uma das maiores colecções Lotus do mundo

Uma das maiores coleções particulares de modelos Lotus, de corrida e de estrada,
vai ser vendida em leilão pela conceituada leiloeira inglesa Bonhams, no dia 29 de Junho, durante Goodwood Festival of Speed. O excepcional conjunto de 24 automóveis reunidos pelo industrial têxtil Holandês Olav Glasius, abrange várias épocas de criação tecnológica da marca britânica, desde 1953 até à actualidade e inclui modelos raros de competição como os Mark VI, VIII e IX, um Type 11 veterano de Le Mans, um Lotus 27 Formula Junior e um Type 18 ex-Formula 1/InterContinental.
Tendo reunido uma das melhores colecções do mundo de criações Lotus, Olav Glasius abandona agora competição histórica, encarregando a Bonhams da venda desta sua soberba coleção “para que outros possam desfrutar destas máquinas maravilhosas”, segundo o próprio.
No que toca a modelos de estrada, podemos encontrar também neste leilão, carros como um Lotus Elite Series II ou um Lotus Esprit Turbo, excepcionalmente bem recuperados e conservados. Da colecção fazem ainda parte uma réplica de uma carrinha de transporte Ford Thames, um Lotus-Ford Consul Cortina Mk I, bem como vários protótipos e concept-cars da marca, demonstrando muitas das mais importantes inovações de design do seu talentoso criador – Colin Chapman – bem como da dedicada equipa de especialistas que Chapman soube reunir em seu redor, entre as décadas de 50 e 80. Segundo Doug Nye, historiador do departamento motorizado da Bonhams e autor de cerca de 70 livros, “poucas equipas representam como a Lotus, a vitória dos “pequenos” sobre os “grandes” e a notável colecção que Olav Glasius reuniu com amor e minucioso cuidado ao longo de tantos anos, representa realmente a essência do trabalho de Colin Chapman e seus sucessores”.
Como referimos, este leilão da Bonhams, terá lugar por acasião da edição deste ano do Goodwood Festival of Speed, na qual a Lotus comemora o seu 60º aniversário.
O valor estimado de venda para o total dos 24 automóveis – vendidos individualmente – é superior a 1,5 milhões de Libras (ou 1,85 milhões de Euros, ao câmbio de hoje).
Mais informações em www.bonhams.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Bonhams

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube