Os automóveis vistos por Randy Wells

Arquivos 14 Jun 2012

Os automóveis vistos por Randy Wells

“Ver as coisas de forma diferente, sendo criativo, e transformar cada projeto num projeto único é a minha motivação como fotógrafo, cineasta e escritor.” É assim que Randy Wells define a sua abordagem profissional. Conceituado fotógrafo, já passou vinte e cinco anos atrás das câmaras, e como ele próprio diz, já percorreu mais de “500 milhas de estrada”.
O seu trabalho já foi visto em mais de 25 000 locais no mundo inteiro, incluindo capas para revistas National Geographic Traveler, Outdoor Photographer e Sunset. Outras publicações incluem American Express, AT&T, BMW, Boeing, CNN, Daimler AG, Heineken, IBM, McDonald’s, Microsoft ou Nike. Já ganhou prémios como o American Photo, o AR100 ou troféus das revistas Communication Arts, HOW e Graphis.
Desde cedo um entusiasta dos automóveis, Randy começa por ser pescador de caranguejo no Alasca e mais tarde optometrista, mas o seu amor pelas imagens levou-o a viajar pelo mundo. Em 1984, foi para o Japão para estudar com Ernst Haas, um reconhecido mestre da fotografia colorida. Inspirado, Randy ingressou então nas agências de fotografia agora conhecidas como Getty e Corbis tornando-se num fotógrafo a tempo inteiro, tendo também, desde 1992, trabalhado como escritor e diretor de fotografia.
Hoje contribui regularmente para revista Excellence, para a qual escreve e fotografa os seus automóveis preferidos, os Porsche.
“Quando eu era adolescente, o meu tio trabalhou como vendedor num concessionário Porsche. Para os jantares de Domingo em casa da minha avó, ele costumava levar carros do stand. Um dia, quando eu tinha 15 anos, ele levou-me a dar uma volta num 911 e foi desde essa data que eu soube que aquele era um carro para mim. Lia a “Road & Track” e todos os livros sobre a Porsche que eu pudesse encontrar. Mas só muito anos mais tarde é que o meu sonho de ter um Porsche se tornou realidade”.
Residente nos Estados Unidos, perto de Seattle, Randy é bem conhecido como especialista em fotografia comercial de carros desportivos e coleções de automóveis. O seu trabalho faz parte de várias coleções, incluindo o Smithsonian, o National Steinbeck Center e o Harry Ransom Center, na Universidade do Texas. Está actualmente a terminar o seu trabalho num livro de viagens por estrada nos Estados Unidos, intitulado “América de Steinbeck: em busca de viagens com Charley 50 anos mais tarde.”
“A minha abordagem é, tanto quanto possível investigar previamente. Depois, no local, deixo que minha intuição e imaginação catalise a busca por novas descobertas”.
Randy Wells adora viajar em todo o mundo, mas a sua grande paixão são os automóveis que adora conduzir e fotografar. “Eu sou principalmente um fã dos Porsche, mas adoro outros carros exóticos como os Ferrari. Qualquer carro de alto desempenho que tenha design funcional é atraente para mim. Qual é o meu carro de sonho? Sinto-me muito feliz por ter o meu 911S, mas meu carro de sonho seria provavelmente um 911 RSR de 1973. Há qualquer coisa no aspecto do carro, nos seus cheiros e sons que é absolutamente inebriante. Obviamente seria precisava também de um carro de estrada moderno, como um 4.0 RS!”
Mais informações sobre Randy Wells em http://randywells.com

Texto: Vasco Ricardo / Jornal dos Clássicos
Imagens: Randy Wells

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube