Modernos • 03 Abr 2013
Modernos • 13 Jun 2012
McLaren MP4-12C com potência revista para 625 cavalos
O motor M838T V8 biturbo do McLaren MP4-12C foi recentemente revisto e apresenta agora uma potência de 625 cv. Embora a aceleração dos 0-100 km/h se mantenha nos anunciados 3,1 segundos, a velocidade máxima apresenta agora um aumento de 3 km/h para um extremo de 333 km/h. Revista também foi a caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem “Seamless Shift Gearbox” ou SSG de modo a obter passagens mais rápidas e mais suaves em aceleração. O sistema designado “Pre-Cog” permite ao condutor pré-seleccionar a relação seguinte no volante. Melhorado foi também o sistema
O Intake Sound Generator ou ISG, permite agora aos condutores alterar o ruído do motor ouvido na cabine: no modo Normal, a cabine mantém-se practicamente silenciosa; em modo Sport dá-se aum aumento de todos os ruídos do motor; em modo de pista, o motor praticamente informar o condutor sobre o que está a acontecer, em notas claras de acordo com a aplicação do acelerador e as o aumento de rotação.
Para além da introdução da cor exclusiva “Volcano Yellow, e de revisões nos sensores de chuva e de abertura de portas, o McLaren MP4-12C recebe também jantes com novo desenho. Apesar do aumento de potência, a McLaren refere que o consumo médio de 11,7 l/100km se mantém, bem como as emissões de CO2 de 279 g/km.
Embora estas modificações façam parte apenas dos modelos fabricados a partir de Outubro, os actuais proprietários podem fazer o upgrade aos seus carros, sem qualquer custo.
O McLaren MP4-12C é o primeiro carro de produção totalmente concebido e construído pela McLaren desde o McLaren F1. O MP4-12C possui também o primeiro motor totalmente concebido pela McLaren, em parceria com a Ricardo: um V8 de 3,8 litros biturbo desenvolvendo originalmente cerca de 590 cv de potência e 601 Nm de binário. Após 5 anos de trabalho ultra-secreto, o design final do carro – um trabalho de Frank Stephenson – foi finalmente apresentado a 8 de Setembro de 2009, sendo o modelo lançado em 2011.
O MP4-12C possui um chassis composto em fibra de carbono com um peso total de 1301 kg, cuja peça central é o habitáculo, ou MonoCell, fabricado pela Carbo Tech na Áustria, e que pesa apenas 80 kg. O carro faz uso das tecnologias Fórmula 1, fruto da experiencia da McLaren naquela categoria, tais como o “brake steer”, em que a roda traseira interior é travada durante as curvas rápidas para reduzir o deslizamento e consequente alargamento da trajectória, num processo controlado por computador.
Curioso é o facto da consola central do MP4-12C ser mais estreita do que em outros carros e de o piloto se encontrar numa posição assimétrica, sentado mais perto do centro, num espaço designado “Driver Zone”.
Como curiosidade referimos o documentário da BBC sobre o fabrico do McLaren MP4-12C, a passar esta semana no canal Odisseia sob o discreto título “A tecnologia que nos rodeia: Automóveis”. A não perder!
Mais informações em www.mclaren.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: McLaren Group