Mobiliário e máquinas dos anos 50 à venda Portugal

Mercado 05 Jun 2012

Mobiliário e máquinas dos anos 50 à venda Portugal

O Belga Herwig Bomon começou a colecionar velhas jukeboxes e sinais publicitários antigos em esmalte, com especial preferência para os modelos americanos, em 1979.

Com uma moda crescente na Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Áustria e Suiça de pessoas a decorar o interior das suas casas no estílo americano dos anos 50 e 60, Bomon vê uma oportunidade e transforma o seu hobby num negócio, começando também a vender para lojas e restaurantes.

Com o tempo, foi alargando não só o leque de paises onde fazia as suas compras (Hungria, Estados Unidos, Canadá, Filipinas, Argentina, Colômbia), como também o leque de peças pelas quais se interessava, passando a negociar também em quase todo o tipo de máquinas accionadas por moedas – máquinas de pastilhas, “flippers”, “slot-machines”, máquinas de salão e de venda de latas e garrafas de Coca-cola ou Pepsi.

Começa também a comprar e recuperar placas publicitárias e de sinalização dos anos 40 e 50, bem como bombas de gasolina, motos e mobiliário da época.

Mas as “jukeboxes” foram sempre a sua paixão: “sempre me impressionou o mecanismo sofisticado que colocava o disco no prato e o punha a tocar, recolhendo-o quando a música terminava. Era espantoso observar como uma máquina punha a tocar a nossa música preferida apenas com uma moeda e o toque de dois botões!”.

Quando há cerca de dez anos se mudou, com a sua família para Portugal, Bomon não pensou em continuar a venda no nosso país, pois achou que não existia mercado para os seus produtos. Optou antes pelo turismo, criando a Quinta do Eco, um conceito muito particular de “bed & breakfast” instalado na em Vila de Rei, rodeado por rios e ribeiras.

Após obter há uns meses, o exclusivo da venda para Portugal da linha de mobiliário retro americano “Bel Air”, fabricada por um amigo do “mundo das jukeboxes”, decide participar no salão MotorClássico, em Abril deste ano, no qual percebe que afinal existe mercado para o seu negócio, tendo de imediato vendido as duas bombas de gasolina recuperadas da Shell e da Harley Davidson que tinha levado para exposição.

“Ficámos muito surpreendidos pelas aceitação dos nossos produtos e pela quantidade de interessados. As bombas de gasolina são os objectos mais procurados. Mas as mesas cadeiras e sofás da linha “Bel Air” também têm suscitado bastante interesse, com restaurantes e outros estabelecimentos comerciais a pedir informações.”

Segundo Bomon, a exclusiva linha de mobiliário “Bel Air” foi desenvolvida em conjunto com vários designers, sendo que o desenho de todas as peças foi baseado em mobiliário verdadeiro presente nos “american diners” dos anos 50, e é fabricada segundo elevados padões de qualidade.

Para além do mobiliário, Bomon comercializa também em Portugal um variado conjunto de objectos “vintage” desde modelos de aviões, “jukeboxes”, bombas de gasolina, cortadores de carne, guitarras ou brinquedos.

Mais informações pelo telefone 274 866 240 e em www.bomon.be

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Bomon

Classificados
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jose Eduardo
Jose Eduardo
9 anos atrás

I cannot find your contact. Please say something. Thank you, Jose Eduardo Porto Brandão

helena santos
helena santos
10 anos atrás

excelente ideia. os artigos são lindos

helena santos
helena santos
10 anos atrás
Reply to  helena santos

lindo

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube