60 anos de Clubes Porsche comemorados a partir de 26 de Maio

Eventos 24 Mai 2012

60 anos de Clubes Porsche comemorados a partir de 26 de Maio

Será no próximo Sábado dia 26 de Maio, inaugurada a exposição “60 Anos de Clubes Porsche”, no museu daquela marca em Zuffenhausen, que comemora a passagem de seis décadas desde em 26 de Maio de 1952, sete apaixonados condutores fundaram o primeiro Porsche Clube, em Hohensyburg, Alemanha. De acordo com seus estatutos, o objetivo comum da criação deste primeiro clube foi o de “unir todos os condutores Porsche através da amizade e camaradagem” e constituiu a pedra basilar para uma longa e única história de sucesso e que veio a tornar-se um fenómeno global. Hoje, os 640 Clubes Porsche reconhecidos oficialmente, com seus cerca de 181000 membros residentes em mais de 75 países, formam o maior do mundo clube monomarca do sector automóvel, pelo que a Porsche os considera como seus importantes embaixadores, fazendo parte integrante da marca.

No início dos anos cinquenta, era ainda uma raridade encontrar um Porsche nas estradas, facto que resultou num maior sentido de solidariedade entre os proprietários, não apenas na Alemanha. A história internacional dos Clubes Porsche começa então em 1953 com a fundação do Porsche Clube Bélgica. Dois anos depois um grupo privado de clientes Porsche americanos, que prestavam apoio técnico entre si, deu origem ao Porsche Club of America, hoje é o maior clube Porsche no mundo. Em 1961, na Grã-Bretanha, os entusiastas da marca fundaram o Porsche Clube GB, que cresceu desde então tornando-se o maior clube Porsche na Europa e o segundo maior do mundo.

Exposição, concurso de elegância e peças comemorativas

Por todas essas razões o Museu Porsche presta homenagem a este 60º aniversário, através de uma exposição especial – patente até 26 de Agosto – onde estarão representadas seis décadas de atividades do clube, na qual serão mostrados não só alguns automóveis especiais dos sócios, como também fotografias e documentos especiais.

Além disso, todos os visitantes do museu serão convidados a selecionar o mais belo carro exposto como parte de um “Concours d’Elegance”. A escolha será feita entre doze veículos diferentes, incluindo o décimo segundo Porsche 356 produzido em Zuffenhausen, um Porsche 968 Turbo S e um Porsche 911 Turbo Targa. O Dr. Wolfgang Porsche também disponibilizará um raro modelo da sua coleção particular para esta exposição especial: um 911 Turbo S (993). Além disso, vão estar em exposição um 1970 Porsche 914/6 GT, bem como um Porsche 911 S “Club Coupé” que foi produzido numa edição limitada de 50 unidades exclusivamente para membros do clube americano, para assinalar o 50º aniversário do Porsche Club of America.

Na loja do museu poderão ser adequiridas uma série de peças comemorativas especiais: o novo livro “60 years of Porsche Clubs”, numa edição “Porsche Museum” disponível em Alemão e Inglês, que apresenta o leitor à história dos Clubes Porsche, em cerca de 180 páginas. Estará também disponível um pin bem como um emblema metálico comemorativo, que pode ser colocado na grelha do motor dos modelos Porsche mais antigos.

Para informações adicionais consulte www.porsche.com/museum

Texto: Jornal dos Clássicos

Imagens: Porsche / Clube 356 Portugal

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube