40 anos da BMW Motorsport comemorados em Maio

Clássicos 22 Mai 2012

40 anos da BMW Motorsport comemorados em Maio

“Uma empresa é como um ser humano. Enquanto praticar desporto, mantém-se em forma, bem treinado, entusiasmado e com bom desempenho.” Quem o disse foi Bob Lutz, na altura membro do conselho de administração da BMW, em 1972, antes de ir para a Ford e para a GM. Foi com esta frase que a BMW dava início à sua subsidiária desportiva, a BMW Motorsport GmbH, simplesmente conhecida por M. Assim, é este mês de Maio que se comemora o 40º aniversário da BMW Motorsport.
Os anos 1970 foram o início de uma nova era para a BMW: a equipa de jovens gestores liderada por Eberhard von Kuenheim promove a construção de uma nova sede – o iconográfico edifício com a forma dos quatro cilindros – e estabelece a divisão desportiva da casa. A BMW sempre participu em porvas desportivas desde meados dos anos 60, através do fornecimento de motores à Fórmula 2 ou com modelos como os 1800 TI e 2000 TI, bem como a Série 02 inteira, a serem as escolhas mais populares e a vencer corridas regularmente. Mas é em Maio de 1972 que nasce a BMW Motorsport, com apenas 35 colaboradores liderados por Jochen Neerpasch, ex-piloto da Porsche e anteriormente responsável pelo departamento de competição da Ford. Foi ele que chama pilotos como
Chris Amon, Toine Hezemans, Hans-Joachim Stuck e Dieter Quester para as provas de velocidade, com Björn Waldegaard e Achim Warmbold a ocupar-se dos rallyes.
Ainda segundo Bob Lutz, “com o desporto como força motriz na BMW, enquanto a empresa se desenvolvia dinamicamente no mundo dos negócios, era apenas óbvio que devemos concentrar-nos e consolidar as nossas actividades no desporto automóvel”.

Vitórias sob as mesmas cores

Foi já em instalações próprias, com mais de 8 mil metros quadrados, perto da fábrica de Munique, que nasceram os carros que iriam dominar em 1973: um 2002 com apenas 950 quilos de peso, mas equipado com um motor 2 litros, de quatro válvulas por cilindro a debitar 240 CV, destinado aos rallyes; um 3.0 CSL com 1092 kgs (graças à utilização de alumínio nas portas e capôs e magnésio na caixa de cinco velocidades), com motor de seis cilindros em linha com 3340 c.c. e duas válvulas por cilindro com injecção, taxa de compressão de 11:1 e 360 CV, destinado às pistas.
Foi também nesta altura que Neerpasch compreendeu a importância da forma física no desempenho dos pilotos e logo em 1973 levou toda a equipa para o paraíso suíço de St. Moritz onde todos receberam o apoio de um instrutor desportivo e de um psicólogo. De então que essas sessões fazem parte do treino dos pilotos.
1973 foi também o primeiro ano em que uma equipa corria com as mesma cores e imagem unificada, desde o camião de transporte aos automóveis, passando pelos pilotos: as três riscas azul, violeta e vermelho sobre branco que hoje são hoje imediatamente identificadas em todo o Mundo.
Foi com essas cores que os 3.0 CSL de Hans Joachim Stuck e Chris Amon venceram em Nurbürgring, logo na primeira tentativa e dominaram a classe de turismo nas 24 Horas de Le Mans também na classe de turismo. Era o início de uma carreira brilhante para um dos melhores carros jamais feitos pela BMW – o “Batmobile” – que acaba por vencer o Europeu de Turismo seis vezes entre 1973 e 1979.
Das pistas, o conceito desportivo foi levado para a estrada. Em 1974, três versões do Série 5 (530, 533i e 535i) traziam modificações no motor, suspensão e travões com a assinatura M.
Em 1978 surge o primeiro automóvel totalmente novo produzido pela BMW Motorsport, o M1 Em 1980 dá-se a entrada da BMW entrou na Fórmula 1, na chamada “era do turbo”, sagrando-se campeã de construtores em 1983 com um motor quatro-cilindros de 1,5 litros e 1500 cv, no Brabham de Nelson Piquet. Foram todos estes motivos, bem como as vitórias mais recentes em Le Mans em 1999 ou na Fórmula 1 que levaram a BMW a assinalar este 40º aniversário com uma série de belas fotografias que pode ver em baixo.
Mais informações em www.bmw.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: BMW

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube