Carroll Shelby, uma biografia autorizada

Arquivos 16 Mai 2012

Carroll Shelby, uma biografia autorizada

Quando a Ford decidiu acrescentar algum “tempero” ao seu recém-introduzido Mustang, voltou-se para o ex-piloto texano Carroll Shelby. A escolha fazia sentido, já que Shelby havia provado o seu valor não apenas nas pistas, mas também como preparador junto da indústria automóvel. Quando a Ford contratou Shelby, já este era considerado uma lenda.
No início da sua carreira, as conquistas de Carroll Shelby como piloto de competição incluíam recordes de velocidade em terra na pista de Bonneville e a vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1959, com seu companheiro Roy Salvadori. Como gestor de equipa, Carroll Shelby tinha já participado do campeonato mundial de GTs FIA, bem como dado a sua contribuição directa para as vitórias do Ford GT em Le Mans.
Quando se viu forçado a desistir da competição em 1960, por motivos de saúde, Shelby voltou as suas atenções para o design, concretizando a sua visão de um carro de corrida que juntava um leve chassis europeu com um motor V8 americano. O resultado foi o que é hoje considerado talvez um dos melhores desportivos mas certamente um dos mais rápidos carros da estrada jamais construídos: o Shelby Cobra, que comemora este ano o seu 50º aniversário. Infelizmente Carroll Shelby não vai poder assitir à comemorações do carro que ostentava o seu nome. Faleceu no passado dia 10 de Maio, com 89 anos.
Por esse motivo, recomendamos hoje a leitura de um livro que retrata a vida e o legado de Carroll Shelby, uma biografia completa e autorizada que, ao longo das suas 464 páginas inclui imagens do seu acervo pessoal. É a história todos os entusiastas sempre quiseram ler. O autor, Rinsey Mills, é um respeitado escritor e historiador automóvel inglês, que já anteriormente se tinha debruçado sobre o Cobra, em duas obras – Original AC Ace e Cobra e Essential AC Cobra –, e que usufruiu da plena cooperação de Carroll Shelby para a elaboração deste livro.
Para mais informações e disponibilidade consulte www.ascari.pt



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment