Porsche 918 Spyder em testes de estrada

Modernos 15 Mai 2012

Porsche 918 Spyder em testes de estrada

A Porsche encontra-se já em testes de estrada do seu 918 Spyder, dando mais um passo para a conclusão dos protótipos iniciais. Com a entrada em produção apontada para Setembro de 2013, e com os primeiros clientes a receberem os seus veículos antes do final desse ano, a marca concentra agora esforços para afinar todos os componentes do 918, em especial a combinação entre o motor de combustão e os dois motores eléctricos – um no eixo dianteiro e outro na linha de transmissão, que actua nas rodas traseiras – que obriga a novas exigências no desenvolvimento das estratégias de funcionamento. “São um componente crítico do veículo, pelo que temos que lhes dedicar toda a nossa experiência e capacidade de inovação”, diz Wolfgang Hatz um dos responsáveis pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Porsche AG. “O que estamos a fazer com o 918 Spyder é redefinir o prazer de condução, a eficiência e a performance”, acrescenta.
As estratégias de funcionamento e o desenvolvimento do software que as acompanham são uma das competências principais da Porsche. Ambos os factores têm fulcral influência no prazer de condução extremo que o 918 Spyder se propõe oferecer, permitindo uma combinação de baixos consumo de combustível acompanhadas de uma performance máxima.
Lembramos que o 918 foi desenvolvido como veículo híbrido Plug-In, com um motor de combustão de alta performance e motores eléctricos orientados para proporcionar um elevado desempenho: por um lado, um motor de competição a debitar mais de 770 cv, e por outro lado, consumos a rondar os 3 litros aos 100 quilómetros. A estes valores não é certamente alheia a utilização de soluções técnicas inovadoras, como a estrutura monocoque totalmente elaborada em polímero reforçado de fibra de carbono, a aerodinâmica totalmente adaptável, o eixo traseiro adaptativo e o inovador sistema de escape com saídas para cima.
Como curiosidade, refira-se que os protótipos do 918 Spyder que iniciam agora os testes de estrada, possuem uma camuflagem que os remete para as formas e decoração dos históricos 917 do final da década de 60 e início de 70, escamoteando os pormenores finais do modelo final.
Mais informações em www.porsche.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Porsche



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment