2º Encontro Delta HF Integrale, a 9 e 10 de Junho

Eventos 08 Mai 2012

2º Encontro Delta HF Integrale, a 9 e 10 de Junho

Será no próximo mês de Junho que o Clube Lancia Delta HF Integrale Portugal realiza o seu 2º encontro nacional, reuníndo cerca de 25 exemplares das sucessivas variantes deste marcante modelo italiano. Com presenças esperadas de todo o país, o evento terá como base a Marina de Cascais e terá duração de 2 dias, durante o fim de semana de 9 e 10 de Junho.
Este 2º Encontro Nacional Lancia Delta HF Integrale tem o seu início marcado para as 10:45 de Sábado, no estacionamento São Bernardo da Marina de Cascais e incluirá uma sessão fotográfica e de convívio no Cabo da Roca, pelas 16:15 e uma participação num desfile veloce no Circuito Estoril, pelas 17:30. Para Domingo, será a vez de uma passagem pelos antigos troços do Rallye de Portugal da Lagoa Azul e Peninha após as 10:30. Durante o fim de semana haverá ainda desfiles em caravana passando por Belém, Estoril, Cascais, Sintra e Ericeira.
O Clube, que nasceu em Março do ano passado, conta já com 30 associados e levou a cabo durante este primeiro ano da sua existência, várias as acções e eventos que procuram recuperar o reconhecimento que o Delta merece pelo seu palmarés invejável, bem como pela sua aclamação como “o melhor carro de rallye de todos os tempos”.

O Delta HF 4WD

Introduzido em 1979, o Lancia Delta permaneceu praticamente igual até 1986, com a introdução de pequenas mudanças à sua forma e às motorizações, bem como do modelo de tracção às quatro rodas. Assim, o Delta HF 4WD surge bastante semelhante aos demais modelos, havendo muito pouco que o distinga exteriormente do modelo anterior. As excepções vão para o sistema iluminação de quatro faróis, ao escape traseiro com dupla saída, dos faróis de nevoeiro montados no pára-choques dianteiro, das discretas legendas 4WD na porta traseira, das saias pequenas do lado e de duas entradas de ar no capot do motor. Assim, é em tudo o resto semelhante ao HF Turbo de 1600 cc.
Para colocar os 165 cv do Delta HF 4WD na estrada, a Lancia optou por um sistema com uma acção de divisão de binário integrado, assegurando-se de que a força fosse transmitida às rodas com maior tracção disponível, assegurando o uso o mais eficiente da potência e do binário do motor. O referido sistema é assim composto por três diferenciais, em que a movimentação às rodas dianteiras é ligada com um diferencial livre-flutuação e a tracção às rodas traseiras é transmitida através de um diferencial central epicíclico viscoso de acoplamento controlado da Ferguson. O diferencial traseiro Torsen é um diferencial “inteligente” no sentido que distribui o binário entre as rodas de acordo com a tracção disponível, e fá-lo assim sem bloquear inteiramente, com um aprisionamento máximo de 70%.
Ao Delta HF 4WD seguiram-se as versões Integrale 8V, Integrale 16V, Evoluzione I e Evoluzione II.
Pode ler toda a história dos modelos e obter informações sobre o clube em www.wix.com/lanciaintegrale/clube

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Clube Lancia Delta HF Integrale Portugal

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube