Reviver o

Competição 04 Mai 2012

Reviver o “Espírito do Caramulo” no dia 19 de Maio

Organizado pelo Museu do Caramulo e pelo o Clube Automóvel de Viseu irá realizar-se já no próximo Sábado dia 19 de Maio, mais uma edição da prova de velocidade “Espírito do Caramulo”. O traçado deste ano será em tudo semelhante ao que é utilizado no Caramulo Motorfestival, com cerca de 2.800 metros de extensão. Considerado pela organização com “um ícone do panorama automobilístico nacional pelas suas características técnicas que potenciam a velocidade e lhe conferem um carisma especial.” Será pois, para muitos participantes, uma forma de preparação informal para a rampa realizada no mês de Setembro, por ocasião do Caramulo Motorfestival.
Para este “Espírito do Caramulo” são admitidos todos os automóveis construídos a partir de 1920, desde que cumpram as normas de segurança descritas no regulamento como o arco de segurança (roll-bar), cintos de segurança, baquets e um extintor com o mínimo de 2kg de capacidade. O regulamento tem como objectivo simplificar o processo de participação, dispensando também aos pilotos a licença desportiva emitida pela federação. Estas características visam facilitar a adesão à prova, tanto por parte dos pilotos menos activos, que querem apenas passar um bom momento ao volante dos seus automóveis, como aos pilotos que se encontram activos em competições e desejam treinar para as mesmas. Segundo a organização, as inscrições ainda decorrem a bom rítmo numa prova que “foi pensada no sentido de atrair todos os pilotos que desejem participar numa prova de velocidade, pelo puro prazer de condução, num ambiente descontraído e informal”.
A organização da prova confirmou entretanto esta semana, a presença do Clube Lancia Delta Integrale Portugal como “safety cars” da prova, estando també marcada uma concentração de modelos deste mítico modelo italiano, que chegará ao Caramulo durante a manhã. Os treinos para as provas de velocidade terão início às 11:00 com duas subidas e o início das subidas de prova será às 14:30, com 3 subidas.

À noite no Museu

O “Espírito do Caramulo” irá ainda coincidir com a Noite dos Museus, que decorrerá na mesma data no Museu do Caramulo, que abre as suas portas em horário alargado, das 20:00 à 01:00 e com entrada gratuita, e oferecendo diversas actividades que proporcionarão aos visitantes uma experiência cultural e diferente daquele normalmente vivido num museu. Estão previstas uma visita guiada às colecções, uma ceia no claustro, música e animação.
Lembramos que o Museu do Caramulo apresenta uma colecção de arte, com mais de 500 peças, desde a era romana até Picasso e Dali, passando pelas várias vertentes da arte como sejam os têxteis, tapeçarias, pratas, escultura, cerâmica, pintura, mobiliário, vidros, joalharia, arqueologia até à arte contemporânea. O museu apresenta ainda a maior colecção de automóveis, motociclos e velocípedes em exposição em Portugal, cobrindo 150 anos de história da engenharia. Esta colecção apresenta uma enorme variedade de veículos, que vão desde um Peugeot, de 1899 até a um Ferrari 456 M GT, de 1998. Encontra-se ainda patente, em permanência, uma exposição de miniaturas e brinquedos antigos com mais de 3.000 peças, mostrando várias épocas de brinquedos ao longo de mais de um século.
Mais informações em www.facebook.com/museudocaramulo

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Museu do Caramulo/Nuno Mateiro

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube