XX Automobilia de Aveiro, de 18 a 20 de Maio

Eventos 01 Mai 2012

XX Automobilia de Aveiro, de 18 a 20 de Maio

É já nos próximos dias 18, 19 e 20 de Maio que que irá decorrer a XX edição da Automobilia de Aveiro, um evento já considerado incontornável no actual panorama ibérico dos clássicos.
Como a própria designação do evento assim o indica, trata-se da vigésima vez que o evento se realiza, a testemunhar o esforço e dedicação do Clube Aveirense de Automóveis Antigos na promoção e conservação do património rodoviário nacional, bem como das temáticas que lhe estão associadas. Como já vem sendo habitual desde os últimos anos, a Automobilia de Aveiro, decorre no Parque de Exposições Aveiro-Expo, tendo o seu início marcado logo para a sexta-feira, às 15:00 – pela segunda vez em dois anos.
Para além das áreas destinadas à venda de peças, ferramentas, brinquedos ou livros e revistas, também os clubes, terão um espaço previlegiado. Este ano continuarão também a decorrer as já habituais exposição temáticas, tanto do agrado do público, realçando marcas, modelos, meios de locomoção e transporte ou mesmo diferentes estilos e tendências.
Para a organização, é num espírito de viver e partilhar paixões que se insere também a receção das várias caravanas de automóveis e motos clássicas, que em muito contribuirão para dar um colorido especial no parque exterior.
Reconhecidamente o mais antigo evento do género realizado em Portugal, a Automobilia de Aveiro é já considerada como um verdadeiro ponto de encontro para todos os colecionadores ou simples entusiastas de motos e automóveis clássicos, não só em Portugal mas também na península Ibérica.

O I Concurso de Elegância Automóvel Automobilia

Para assinalar este 20º aniversário da Automobilia de Aveiro, o Clube Aveirense de Automóveis Antigos promove também o I Concurso de Elegância Automóvel Automobilia, a decorrer no domingo, dia 20 de Maio. Segundo a organização, trata-se de um tipo de evento que se tornou raro em Portugal, “pelo que nada melhor que o ambiente único da Automobilia para promover uma edição cuidada na sua realização”, onde automóveis de várias épocas serão avaliados pelo “rigor da sua beleza”, estado de conservação ou recuperação e respeito pela originalidade. O Clube Aveirense de Automóveis Antigos propõe assim uma “mostra de viaturas de excelência, dignas representantes do importante património cultural e industrial que influenciou decisivamente a evolução da sociedade moderna”, que se reveste de um “caracter de inegável cariz cultural e lúdico”. O objectivo deste I Concurso de Elegância Automobilia será o de “precisamente também contribuir para aquele propósito e, ao mesmo tempo, promover e divulgar a preservação do Automóvel Antigo” em Portugal.
Nesta edição, são considerados admissíveis todos os tipos de automóveis fabricados até 1960, separados por classes FIVA: A (até 1905), B (de 1906 a 1918), C (de 1919 a 1930), D (de 1931 a 1945) e E (de 1946 a 1960). Para cada classe, haverá prémios para os primeiros três classificados, havendo ainda o prémio Best of Show. O júri é constituído por personalidades conhecedoras e respeitadas no meio, nomeadamente, António Gil, Fernando Silva, Paulo Almeida, Tiago Patrício Gouveia e Catarina Rodrigues como representante do patrocinador, a Liberty Seguros. Os automóveis, para além da sua exposição estática, efectuarão um percurso de exibição, durante o qual serão igualmente apreciados pelo júri e pelos inúmeros visitantes da Automobilia, num pequeno percurso criado especialmente para o efeito.

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Clube Aveirense de Automóveis Antigos



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment