Vendido o último Aston Martin One-77

Mercado 27 Abr 2012

Vendido o último Aston Martin One-77

O último exemplar do Aston Martin One-77 foi já vendido, segundo o anúncio feito pelo fabricante no Salão Automóvel de Pequim, acerca das receitas apresentadas para o exercício de 2011: 506.8 milhões de libras. A este aumento de cerca de 7%, face aos 474.3 milhões apresentados no ano anterior, não será alheia a venda de todos os setenta e sete exemplares do exclusivo modelo, com um valor unitário de 1.2 milhões de libras esterlinas. Esta última venda realizou-se num concessionário americano e fecha assim um restrito ciclo de produção iniciado em 2010, após a apresentação do modelo no salão automóvel de Paris de 2008, e que incluiu no final do ano passado, uma impressionante demonstração ao público VIP presente no “espaço-porto” americano da Virgin Galactic, no Novo-México. Comparativamente, refira-se que um exemplar do One-77 tem um preço cerca de 5 vezes superior ao de um bilhete para a primeira viagem espacial turística na nave de Richard Branson.
Com um total de apenas 77 unidades produzidas, este último One-77 não foi no entanto a unidade nº77 a ver vendida. Tal como a unidade nº1, já a nº77 tinha sido adquirida logo no início da produção. Para o Dr. Ulrich Bez, presidente da Aston Martin, “o One-77 é o culminar de toda a beleza e emoção que podemos transmitir a um automóvel, sendo por isso a expressão daquilo que a Aston Martin representa”.
Lembramos que este modelo One-77 possui um chassis integralmente em fibra de carbono, produzido pela empresa Canadiana Multimatic, sobre o qual são colocados, já na fábrica de Gaydon, os painéis da carroçaria, fabricados manualmente em alumínio. O majestoso motor V12 de 7,3 litros, naturalmente aspirado, desenvolve 700 cv e 750 Nm de binário, permitindo atingir a marca dos 100 Kms/h em 3,5 segundos.
Se para Marek Reichman, director de design do projecto, o objectivo era “criar um carro mais parecido com uma peça de arte que de um automóvel”, tudo indica que o objectivo foi atingido. Aconselhamos vivamente o visionamento do magnífico documentário do National Geographic Channel sobre a exclusiva linha de produção deste automóvel, criada especificamente para o efeito, do qual deixamos um excerto em:
natgeotv.com/uk/megafactories/videos/aston-martin-supercar
Mais informações em www.astonmartin.com/cars/one-77

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Aston Martin

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube