GP Histórico de Pau, já nos dias 5 e 6 de Maio

Eventos 27 Abr 2012

GP Histórico de Pau, já nos dias 5 e 6 de Maio

O fim de semana de 5 e 6 de Maio será certamente mais uma excelente oportunidade para
descobrir ou redescobrir alguns dos carros de corrida que fizeram história no circuito de Pau. Realizado na cidade de Pau, capital da província francesa dos Pirinéus-Atlânticos, no sudoeste de França – a apenas a 50 km de Espanha – este circuito citadino foi palco do GP de França de 1930, dando mais tarde lugar à realização anual do GP de Pau em 1933. O traçado desta pista, que percorre as ruas da cidade ao longo de 2800 metros, manteve-se praticamente inalterado desde essa época. A organização desta 11ª edição do GP Histórico de Pau promete o regresso de mais de 150 automóveis de competição, em seis troféus, divididos em três grelhas para monolugares e mais três para GT e sport: Troféu Legende para carros de GP e Sport dos anos 30 (pre-war), com 27 presenças confirmadas; Troféu Junior para monolugares Fórmula Júnior, entre 1957 e 1963, com motores à frente e atrás; Troféu dos Pirinéus com cerca de 30 monolugares Fórmula Ford, como motor Kent 1600, entre 1966 e 1981; Troféu Phil Hill/Resistência Sixties com a presença de mais de 30 carros de turismo pré 66 & sport pré 63; Troféu Mini Clássico para modelos Mk1 de 1959 a 1967. Absoluta novidade será ainda o Troféu Porsche Flat4, uma categoria composta unicamente de modelos de 4 cilindros daquela marca, construídos até 1965. Dada a comprovada popularidade da Porsche nestas provas desportivas clássicas, é muito aguardada em pista a presença de modelos que contribuíram para a lenda associada às vitórias da marca de Estugarda, como os 356, os 550, e os famosos RSK.
O espaço para os clubes assume também um papel de grande importância, durante a realização do GP Histórico de Pau. Quer sejam mono-marca ou mono-modelo, todos os membros de clubes terão estacionamento reservado nos jardins do palácio Beaumont (onde serão também palco de exposição), bem como tempo de pista no “Circuit dans la Cité”.
Depois de um retorno bem sucedido à cadência anual em 2011, este evento é mais uma vez realizado pela Peter Auto, de Patrick Peter, o conhecido organizador de provas históricas como Le Mans Classic, SPA-Classic ou Tour Auto ou modernas como o European Le Mans Series e o Grand Prix de Pau em versão moderna, que se realiza no fim de semana seguinte, de 11 a 13 de Maio.
Mais informações em www.grandprixdepauhistorique.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Photoclassicracing

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube