80 anos da Jaguar em Portugal editados em livro

Clássicos 25 Abr 2012

80 anos da Jaguar em Portugal editados em livro

Com pré-lançamento no passado fim de semana durante o 8º Salão Motor Clássico, acaba de chegar às livrarias o livro “Jaguar em Portugal”, da autoria do jornalista Adelino Dinis. A obra, que relata as origens da prestigiada marca britânica no nosso país, desde o início da sua comercialização, nos anos trinta com os magníficos modelos SS1 e SS100, é uma edição das Edições Vintage realizada com o apoio do Jaguar Clube de Portugal.

O notável trabalho de investigação do autor, que acompanha 80 anos de presença comercial e desportiva da marca em Portugal, é um documento imprescindível a todos os entusiastas de Jaguar clássicos, cuja dedicação tem sido fundamental para preservar o património histórico da marca em Portugal. Uma edição em língua portuguesa, de capa dura, profusamente ilustrada, com mais de 200 fotografias, desenhos e anúncios de época, bem como ilustrações originais.

Fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley, sob a designação Swallow Sidecar Company, a empresa fabricava originalmente sidecars para motos, antes de se dedicar à construção de automóveis de luxo. O nome “Jaguar” apareceu a primeira vez no modelo Jaguar SS de 2,5 Litros e quatro portas, por alturas do London Motor Show de 1935. A sigla SS Cars Ltd podia então encontrar-se em todos os modelos da marca, mas após o final da Segunda Guerra Mundial, todos os modelos foram renomeados Jaguar Cars Ltd de modo a evitar a desfavorável conotação da sigla SS com a organização paramilitar de Adolf Hitler.

No final, o livro conta ainda com um apêndice onde se encontram registados todos os Jaguar transaccionados pela empresa A. Martins & Almeida, desde 1958 até 1975.

Mais informações e disponibilidade em www.ascari.pt

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube