Eventos • 21 Jan 2013
Eventos • 23 Abr 2012
Vitória de Paulo Marques e João Martins no 4º Verde Pino
Terminou ontem, com o circuito Cidade de Leiria, mais uma edição do Rallye Verde Pino. A grande vencedora foi a equipa Ferodo Queimado – Mines composta por Paulo Marques e João Martins, no BMW 1600 com o nº 38. Em segundo lugar ficaram Nuno Azevedo e António Moreira em Porsche 911 Turbo nº 10. A completar o pódio, no 3º lugar ficaram Carlos Oliveira e Paulo Morais em Porsche 997 GT3 nº12.
Por equipas, o Ferodo Queimado venceu nos Clássicos e o Clube Automóvel da Marinha Grande nos Desportivos.
Esta 4ª edição desta nova geração do Rallye Verde Pino, teve início no passado dia 20 e contou com 73 equipas inscritas para percorrer os cerca de 900 kms da prova ao longo de 3 dias. Das 20 provas de classificação, das quais faziam parte troços antes utilizados durante os antigos rallye TAP e de Portugal, algumas foram apenas reveladas no último momento, de modo a introduzir o factor surpresa e a potenciar uma maior animação e empenho dos participantes. Este ano, sob condições climatéricas bastante adversas, pilotos e máquinas enfrentaram o terreno das várias classificativas passando por Arganil, Monta’Alto, Oliveira do Hospital, Vide, Tondela, Kartódromos de Leiria e Fátima, rampas de Porto Mós, Figueiró dos Vinhos e Caramulo, circuitos Cidade de Leiria e Cidade de Viseu. O circuito de Sever do Vouga teve de ser anulado devido às fortes chuvas que o deixaram impraticável.
Mais uma vez organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria – que comemora este ano o seu 30º aniversário – o Verde Pino realizou-se pela primeira vez em 1992, apenas com um breve interregno entre entre 1997 e 2009. A principal sua principal característica consiste em juntar automóveis desportivos, não apenas clássicos mas de todas as épocas, divididos por duas categorias, numa competição mista de diversos tipos de traçado e terreno: rampas, circuitos e slaloms em trajectos fechados.
Os milhares de pessoas que se deslocaram ao estádio de Leiria puderam observar de perto a disputa entre equipas pelas melhor posição – até ao derradeiro segundo – confirmando o carinho que o desporto automóvel desperta no público do nosso país.
A dureza da prova reforçou a competitividade do Rallye Verde Pino que a organização queria impor a esta prova. Segundo a mesma, a opinião recolhida no final foi “visivelmente positiva”.
As tabelas de classificação final ficaram assim ordenadas:
Clássicos
1º Paulo Marques/João Martins, BMW 1600 nº38 – Equipa Ferodo Queimado – Mines
2º Jorge Baptista/Jorge M. Baptista, Toyota AE 86 nº15 – Equipa João Gordo/House Shine
3º Paulo Grosso/Susana Cordeiro, Ford Escort nº34 – Equipa Ferodo Queimado – Mines
Desportivos
1º Nuno Azevedo/António Moreira, Porsche 911 Turbo nº10 – Equipa J.Santos
2º Carlos Oliveira/Paulo Morais, Porsche 997 GT3 nº12 – Equipa J.Santos
3º José L.Esteves/Bernardo Esteves Porsche 911 nº36 – Equipa CAMG Sport Team
Mais informações em www.rallyeverdepino.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: NDML