“My name is Toys, Corgi Toys…”

Clássicos 17 Abr 2012

“My name is Toys, Corgi Toys…”

Está prevista para Novembro deste ano, a estreia do novo filme do agente secreto mais famoso do mundo: Bond, James Bond. O título da nova aventura é “Skyfall” e conta de novo com a participação de Daniel Craig como James Bond e um naipe de actores sobejamente conhecidos para nos prenderem ao ecrã durante hora e meia de acção. Desde o primeiro até ao último, estes filmes sempre tiveram uma enorme componente de efeitos especiais, “brinquedos” e apetrechos fantásticos que ajudaram o famoso agente secreto 007 a contornar as situações mais complicadas e impossíveis para o comum dos mortais.
É sobre um destes brinquedos que vos escrevo agora e que foi feito a partir do filme de 1964 “Goldfinger”, protagonizado por Sean Connery – um dos mais competentes e carismáticos actores de sempre a desempenhar o papel. Trata-se do belíssimo brinquedo construído pela CORGI TOYS a partir do ano de lançamento do filme: uma miniatura dourada (em visível referência ao título do filme) do DB5 “Superleggera” e que maravilhou milhares de miúdos (eu incluído), que brincaram muitas horas com a reprodução à escala 1:43 do Aston Martin DB5 (modelo nº 261), do espião. Aos olhos de hoje, não deixa de ser fantástico verificar que um brinquedo construído há 47 anos apresentasse um tão elevado nível tecnológico, como originalidade à escala, quando se trata apenas de um vulgar brinquedo feito para usar “pelos miúdos”, sobretudo face às miniaturas super-realistas e fiéis que hoje inundam o mercado. Embora ao longo de quase 50 anos tenham sido fabricadas variadíssimas versões deste automóvel, são estes antigos modelos com as suas várias funcionalidades (banco do passageiro ejectável, escudo traseiro e metralhadoras na frente), que se tornam nos dias de hoje, peças extremamente procuradas e valorizadas, sendo transacionadas pelos coleccionadores, quer no Ebay quer em salões de automobília e leilões, por valores que rondam os 600 Euros – desde que se encontrem em perfeito estado de conservação, com a caixa e todos os acessórios e instruções como o da imagem.
Lembro-me perfeitamente de passar horas e horas a fantasiar inúmeras aventuras de volta do meu modelo – que felizmente sobreviveu até aos dias de hoje – sem imaginar na altura que este se tornaria num objecto tão procurado e com tanto valor.
Resta acrescentar que circulam rumores que colocam o mesmo Aston Martin DB5 (o verdadeiro!) nos Cenários de filmagem de “Skyfall”, durante uma cena de perseguição, com Daniel Craig ao volante. EMbora o mesmo carro tenha feito breves aparições nos filmes “Thunderball”, “Casino Royale”, “Tomorrow Never Dies” e “GoldenEyeque”, vai ser bom voltar a ver a matrícula BMT 216A no grande ecrã, passados quase 50 anos desde a sua estreia.

Texto: Jornal dos Clássicos/Jorge Miguéis
Imagens: Jorge Miguéis/Aston Martin

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube