As

Clássicos 17 Abr 2012

As “Racing Legends” de Markus Haub

Markus Haub é um apaixondo por automóveis. Desde que começou a rabiscá-los na adolescência até que estudou design automóvel na Alemanha, que essa paixão tem vindo a crescer, sobretudo pelos modelos mais antigos. Depois de se ter mudado de Pforzheim para Barcelona para ingressar no Design Center Europe (do grupo Volkswagen) e mais tarde no centro de design da Renault, começou a fazer algumas “brincadeiras” com fotos digitais. A pintura surge assim, quase por acidente, pela manipulação e “desconstrução” das fotografias que aproveita para tirar, sempre que viaja para assistir a corridas ou participar em eventos relacionados com clássicos. Colagens, riscos, arranhões, são alguns do “acidentes creativos” em que se apoia para começar. Depois vem a pintura propriamente dita, com a inserção de texto, simples frases ou elementos tipográficos relacionadas com os logos dos patrocínios nos carros de corrida, naquilo a que chama “um equilíbrio entre criação e destruição”. O resultado resulta assim num conjunto de cores vibrantes, a par com os vernizes e outros materiais aplicados de modo a surtir um efeito mais invulgar.
Reconhecidamente influenciado pelo movimento grafitti, Markus Haub criou assim a sua série de quadros ’Racing Legends’ na qual reinterpreta fotografias de verdadeiros ícones dos anos sessenta e setenta. Já expôs em locais como a Meilenwerk de Düsseldorf e na Cité de l’Automobile no Musée National, em França, onde se encontra a coleção Schlumpf, e que considerado o maior museu automóvel da Europa, com cerca 500 automóveis – incluindo 123 Bugattis.
Ao expor o seu trabalho na galeria virtual Speedstar Gallery, Markus Haub dá também início a uma série de trabalhos por encomenda, para todos os proprietários que queiram ver o seu carro imortalizado desta forma, nas paredes da sua casa ou garagem.
Mais informações em www.speedstar-gallery.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: Speedstar Gallery

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube